Por que a construção de Brasília pode ser considerada fruto do movimento "Marcha para o Oeste"? Lembrando que a "Marcha para o Oeste" foi no Brasil. Dou 50 pontos.
Soluções para a tarefa
Resposta: O Brasil um país continental apresentava um grande contraste entre a civilização do litoral e o completo abandono do homem brasileiro além dessa faixa litorânea. A diferença entre as condições de vida da orla marítima e as do interior do país eram gritantes.
As estatísticas da população brasileira por região indicavam que na orla marítima a população era de 50 a 64 habitantes por quilômetro quadrado, enquanto que na região Centro-Oeste do Brasil não chegava a 5 habitantes por quilômetro quadrado. Na região Norte esse número era menor ainda. Era preciso mudar essa realidade, e a solução ideal para estender o progresso a todas as regiões do Brasil era a transferência da sede do Governo para o centro do País.
Essa transferência propiciaria um progresso real e dinâmico, pois aumentaria a densidade da população, faria a difusão cultural e traria o desenvolvimento econômico para regiões a Oeste do território nacional. Terras “férteis, mas improdutivas, ricas, mas miseráveis” como diz Ernesto Silva. Terras com riquezas por descobrir e à espera de brasileiros para ocupá-las efetivamente.
E foi essa necessidade de integrar todas as regiões do Brasil, de propiciar a todas elas um desenvolvimento econômico, cultural e social, que fez brotar no coração de muitos brasileiros o ideal mudancista, a chama que alimentou lutas, pronunciamentos, projetos, e, por fim, as mudanças que efetivamente tornaram possível a concretização do sonho de Tiradentes: mudar a capital para o interior do país.