Por que a arte e a ciência caminham juntas durante o renascimento ?
Soluções para a tarefa
O Renascimento é definido como o movimento cultural ocorrido na Europa ao longo dos séculos XV e XVI que teve grandes impactos nas áreas das ciências, artes e em outros ramos da atividade humana.
Teve como palco principal, as cidades italianas e a região de Flandres, pioneiras neste movimento intelectual, que se estendeu atpe meados do século XVII em diversos países.
A transformação intelectual do movimento renascentista ocorre principalmente no que diz respeito à transferência de uma mentalidade teocêntrica, a qual mantinha Deus no centro da reflexão humana, para uma mentalidade antropocêntrica que agora tomava o homem como o centro.
Houve o reconhecimento e valorização das capacidades humanísticas, contrapondo-se à visão medieval que outrora dominava o mundo.
O homem se encontrava no centro das preocupações renascentistas, assim como a natureza tornou-se um objeto valioso de conhecimento. A ideia ideal seria a busca pela compreensão e o domínio absoluto do homem e da natureza através das artes e das ciências, como uma crença que a capacidade da razão humana pode decifrar os enigmas e mistérios do mundo.
O movimento tinha adeptos com mentalidade racionalista, que classificavam como conhecimento válido apenas os comprovados pela observação e pela experiência humana, que pudessem ser explicado de forma racional e inteligível.
Foi nessa época, inclusive que fomentou-se o desenvolvimento de várias ciências como a Astronomia, a Medicina, a Matemática e outras.
Além dos avanços no conhecimento científico, promoveu-se o desenvolvimento das artes baseadas nestas ciências, por exemplo, a arquitetura, a escultura e a pintura, que caminhavam juntas com as ciências durante a época renascentista.
A arquitetura baseava-se em relações matemáticas, de tal maneira que era possível compreender a lei que a organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
A escultura tinha o aprofundamento e respaldo da anatomia, o que possibilitava a melhor representação do corpo humano, baseada em cálculos rigorosos das proporções. O sistema das proporções e a geometria modificaram o estilo dos escultores.
Por fim, a pintura era baseada na imitação da natureza como os olhos a observam, o naturalismo.
Abraços!