Por que a águia aparece na bandeira do México?
Soluções para a tarefa
O brasão de armas do México, figura central na bandeira do país, sobreposto na cor branca, é um símbolo com vários detalhes relevantes. Ele apresenta uma ave, mais especificamente uma águia, a qual está sobre uma planta cactácea espinhosa. A águia carrega em seu bico uma serpente, a qual ainda está viva, lutando para não morrer.
Na parte de baixo do brasão estão ramas com frutos, sendo que tanto as ramas, quanto os frutos, são de espécies diferentes. Do lado esquerdo é apresentada uma azinheira, do lado direito o louro, representando, respectivamente, o martírio e a vitória no contexto da independência em relação aos espanhóis.
Estes ramos são entrelaçados, em sua base, por três cores, verde, branco e vermelho, as cores oficiais do México. O brasão de armas do México é uma clara referência ao seu passado, sob o domínio dos espanhóis, bem como sobre a luta que travaram para conseguir sua independência. A bandeira do México tem um dia em sua comemoração, que é 24 de fevereiro.
O brasão de armas encontrado na bandeira mexicana origina-se de uma lenda asteca. Conta a lenda que os astecas, que também podem ser chamados mexicas, procuravam um lugar para construir sua nova capital, e para encontrar o lugar ideal esperavam um sinal dos deuses que lhes desse a indicação. Então o deus da guerra ordena aos astecas que procurem por uma águia pousada sobre um cacto, que seria encontrado sobre uma rocha que por sua vez se encontraria submersa em um lago. Essa águia teria em seu bico uma serpente que acabará de caçar. Os astecas procuraram por essa águia por 200 anos, quando finalmente teriam a encontrado num lago pantanoso chamado Texcoco, situado numa pequena ilha. E assim fundaram no local Tenochtitlan, sua nova capital. Tenochtitlan mais tarde se tornaria capital da República do México, vindo a ter o nome que tem hoje, Cidade do México.