Filosofia, perguntado por LuaBlanc0, 10 meses atrás

Por qual motivo Protágoras pode ser considerado um humanista?

Soluções para a tarefa

Respondido por loohnx
4

Explicação:

Nascido em Abdera, Protágoras (481 – 402 a.C.) é considerado o pai do movimento sofístico e um dos seus mais importantes representantes. Esteve várias vezes em Atenas, onde teria alcançado grande fama e sucesso.

Foi amigo de Péricles, que o teria incumbido de redigir uma constituição para a colônia ateniense de Turi. Compôs muitas obras, Raciocínios Demolidores, Antilogias, Sobre os deuses, Sobre o Ser e Grandes Discursos, das quais restaram apenas fragmentos.

O núcleo fundamental do pensamento de Protágoras é o seu relativismo ético e epistemológico expresso na seguinte afirmação: “O homem é a medida de todas as coisas, das que são pelo que são, e das que não são pelo que não são ”. Esta proposição expressa um relativismo radical, pois significa a negação de que haja qualquer coisa que seja  verdadeira ou falsa, independentemente da sua relação com um determinado homem individual.

Protágoras está negando a possibilidade de um critério universal que permita ao homem conhecer a verdade e separá-la do que é falso.

As coisas são tais como aparecem ao homem, entendido aqui na sua dimensão individual. O verdadeiro e o falso, o belo e o feio, o bem e o mal são relativos e o outro termo desta relação somos nós, homens dotados de uma individualidade e subjetividade irredutíveis

Perguntas interessantes