História, perguntado por Didi20001, 11 meses atrás

Por qual motivo a Rússia entrou na guerra e por qual motivo ela saiu

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynasemcriatp7agwo
3
Após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, o império austro-húngaro declara guerra à Sérvia, mas esta tinha uma aliança com a Rússia que, por sua vez, declara guerra ao império austro-húngaro. Como desde o século XIX havia uma forte política de alianças entre as principais nações europeias, o que se segue são seguidas declarações de guerra entre estas até que o conflito atinja aquela proporção que nós conhecemos: mundial.
Decorridos três anos de guerra, algumas nações envolvidas no conflito tiveram que recompor seus contingentes de soldados e armamentos. Para isso, o alistamento militar passou a ser obrigatório e os reservistas camponeses foram convocados para ingressar na guerra. Esse fato causou graves problemas na Rússia, que, em 1917, enviava milhares de camponeses despreparados para a guerra.
Em fevereiro de 1917, o partido liberal-conservador russo, Menchevique, destituiu o Czar Nicolau II do poder e implantou um governo provisório com o apoio da burguesia. No mês de outubro de 1917, ocorreu a Revolução Socialista na Rússia. Liderado por Lênin e Trotsky, o partido revolucionário bolchevique conseguiu ingressar no poder após a vitória sobre os Mencheviques, implantando o socialismo e a nacionalização da economia.
Uma das primeiras medidas estipuladas pelos líderes bolcheviques foi anistiar os exilados e retirar os contingentes de soldados russos da Primeira Guerra. Dessa maneira, a Rússia retirou-se da guerra em razão dos enormes problemas políticos internos.


Basicamente: entrou por uma aliança e saiu por estar despraparada e enfrentar diversos problemas internos.
Perguntas interessantes