por quais motivos não há apenas um tipo de dietas alimentar ideal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A obesidade é uma epidemia Mundial e só no Brasil 50,5% da população já encontra-se com sobrepeso e obesidade (Segundo VIGITEL 2013). Por isso, diariamente surgem novas dietas prometendo rápida perda de peso. As dietas podem ser agrupadas por contagem de calorias ou restrição de determinado grupo de nutrientes. Entre as mais conhecidas então: sem carboidrato, limitada quantidade de gordura, “Dr Ornish”, Vigilantes do Peso, Dieta dos Pontos, Controle de Índice Glicêmico, Dieta Mediterrânea, Dr. Atkins e Duncan. Porém as revisões sistemáticas de dietas de emagrecimento encontradas na literatura científica têm demonstrado eficácia dos diversos tipos de dietas na perda de peso nos primeiros seis meses, mas uma grande dificuldade para manutenção desse peso perdido.
Um estudo realizado recentemente no Canadá pela Universidade de McMaster, em Ontário, e pelo Hospital do Instituto de Pesquisas de Doenças Infantis, em Toronto, acompanhou 7.286 pessoas acima do peso em dietas para emagrecimento. O resultado demonstrou que, após 12 meses, aqueles que seguiram dieta com restrição de carboidratos e baixo nível de gordura perderam em média 7,3kg. Os indivíduos que fizeram restrição ou dieta muito baixa em carboidratos perderam um pouco mais peso nos seis primeiros meses, mas ao final do estudo a perda total de peso foi similar.
A busca incessante por novos métodos de emagrecimento e a divulgação sistemática de novas dietas demonstra que ainda não existe um consenso sobre qual a melhor estratégia nutricional para a perda de peso. Por sua vez, isso mostra que não existe uma dieta ideal. O programa de emagrecimento precisa contemplar a história clínica, preferências alimentares, prática de exercício, questões culturais, sócio econômicas, entre outras.
Macarrão é muito calórico? Será que ele pode ser utilizado em dietas?
A grande questão é como encontrar uma dieta coerente e saudável, que propicie uma boa perda de peso e a sua manutenção. O mais eficaz é escolher a dieta que melhor se adeque a sua realidade, algo que com disciplina e incorporação de hábitos de vida saudáveis você consiga manter o peso perdido. Dietas que restringem determinados grupos de alimentos ou com grande restrição calórica tem elevado risco de levar à compulsão alimentar e ao efeito rebote de rápido ganho de peso.
Disciplina, constância e negociação são as palavras chaves quando penso na manutenção do peso perdido. O controle de peso é crônico e não existe nenhuma pílula mágica. É preciso controlar a ansiedade, abandonar o sedentarismo, aumentar a variedade de grupos alimentares ingeridos, reduzir a ingestão de alimentos com alta densidade calórica e procurar outros prazeres além da comida
Comer gera prazer, agrega e possui relações culturais e sociais. O alimento não é o vilão, mas a forma como nos relacionamos e utilizamos os alimentos é a questão.
Explicação: