Por onde teve início a ocupação da região sul do Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
No início da colonização, a região Sul, por ser distante da capital do Brasil na época – Salvador –, não despertou interesse da coroa portuguesa. Depois, no século XVI, a ocupação iniciou-se no atual estado de Santa Catarina, destacando-se a vila São Francisco do Sul.
Resposta:
A ocupação do extremo sul do território brasileiro foi realizada por luso-brasileiros, também durante o século XVIII. No Rio Grande do Sul, a pecuária atendia às necessidades do próprio estado, de Santa Catarina e, mais tarde, de Curitiba, com a fabricação de couro e charque. A pecuária não contribuiu para a formação de contingente de população, mas para a posse da maior parte do território.
No século XIX, a chegada de imigrantes alemães, italianos e eslavos modificou profundamente a ocupação da região, pois esses povos iniciaram um povoamento ligado às atividades agrícolas realizadas em pequenas e médias propriedades de cultivos de subsistência, introduzindo novos cultivos como o trigo e a uva. As condições climáticas mais semelhantes ao clima europeu e, por outro lado, desfavoráveis às lavouras tropicais, reduziram a presença de latifúndios.
Dessa forma, a partir de 1820 teve início o primeiro contingente de imigração alemã, com destaque para as áreas correspondentes aos atuais municípios de São Leopoldo (Rio Grande do Sul), Rio Negro (Paraná) e São Pedro de Alcântara (Santa Catarina). Na segunda metade do século XIX, muitos desses imigrantes começaram a rumar no sentido oeste da região, interiorizando a ocupação.