ENEM, perguntado por Gabrielnogueira5850, 8 meses atrás

Por muito tempo a arte era apreciada por sua beleza estética, uma arte que fosse de fácil entendimento, clara e objetiva. Na arte contemporânea, usa-se muito o termo arte conceitual; escreva sobre a diferença da arte conceitual para a arte representativa muito utilizada pelos pintores na renascença.

Soluções para a tarefa

Respondido por alanissilva804
15

Na arte conceitual a prioridade é o conceito, ou seja, as ideias e os pensamentos do artista são muitas vezes mais relevantes do que a aparência da obra. Já na arte representativa, o que é valorizado é o resultado final e a técnica utilizada.


leticiacamargo3354: Parabéns pela linda resposta!!
Respondido por rafa036oliveira
20

PET 6 DE ARTES

SEMANA 1  

01 – A arte Conceitual considera a linguagem o seu principal material artístico,  tratando-se de uma expressão de arte  mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da arte. Nela, a atitude mental é o mais relevante.Esse movimento artístico critica , portanto , o formalismo e propõe a autonomia da obra artística, foi capaz de revolucionar muitos aspectos da arte.  Já a  arte Renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico. Além disso, Os renascentistas fazem uso da geometria euclidiana, que, com base na obra de Euclides de Alexandria, propõe construções em duas e três dimensões . Por fim , havia-se a representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia nas pinturas artísticas do renascimento.

02 – A arte ecológica tem como pré- requisito a preocupação do artista com o ecologicamente correto, ou seja, antes da técnica artística e do bom acabamento vem a preocupação com o meio ambiente. Porém, a arte conceitual com foco na questão ambiental só teve impulso na década de 1980 com Siron Franco (1947) e Frans Krajcberg (1921).

03 – A arte ecológica é um gênero no campo da arte contemporânea que apresenta atividade artística que começou em resposta à crise ambiental global. Ela é é expressa em uma variedade de métodos artísticos, como escultura, pintura, fotografia, videoarte, montagem, instalação ambiental, escultura ambiental, poesia, cinema, muitos outros métodos. Os praticantes de arte ecológica incluem artistas, cientistas, filósofos e ativistas que muitas vezes colaboram em projetos de restauração, remediação e conscientização pública.É um gênero distinto da arte ambiental, na medida em que envolve sistemas ecológicos funcionais – restauração, bem como intervenções socialmente envolvidas, ativistas e baseadas na comunidade.

04 –  Frans Krajcberg, artista plástico, fotógrafo e ativista polonês radicado no Brasil, busca, por meio de suas obras, denunciar as consequências que a interferência irresponsável do ser humano pode causar ao planeta.


BibiFox: Fui atrás do ouro e ganhei um diamante
lilianaparecida649: nee
lilianaparecida649: nossaa muito obrigado
Perguntas interessantes