Contabilidade, perguntado por VIVIANERESENDE, 8 meses atrás

Por meio de qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida (CPC, 2012, on-line).

O MEP é utilizado para avaliar as participações societárias em outras empresas. Essa participação pode ocorrer em forma de ações ou quotas classificadas no grupo de investimentos do ativo não circulante; e para obter o valor do acréscimo ou da redução a ser efetuada na conta de investimentos, sujeitos à avaliação do MEP, é preciso realizar cálculos do valor atualizado do investimento, contabilização dos dividendos etc. (CAMELO, 2019).
Diante do exposto, considere a situação em que a Companhia D possui investimento permanente na Companhia E. O valor registrado do investimento no ativo da Companhia D é de $ 800.000. Sabendo que a Companhia D possui uma participação de apenas 8% na Companhia E, mas possui influência significativa nesta, visto que todo o know-how utilizado na fabricação dos produtos da Companhia E é fornecido pela Companhia D e, também, grande parte do conselho de administração da Companhia E é composto pelos mesmos membros do conselho de administração da Companhia D.
No encerramento do exercício em X2, a Companhia E enviou os demonstrativos contábeis para a Companhia D. O patrimônio líquido estava composto da seguinte forma:


Patrimônio Líquido X1 X2
Capital social 6.000.000 6.000.000
Reservas de lucros 4.000.000 7.000.000
Totais 10.000.000 13.000.000


Ainda, a Companhia E anunciou também que haverá o pagamento de dividendos aos acionistas no valor de $2.000.000.




Considerando o enunciado, o tema Método de Equivalência Patrimonial e o material da disciplina referente ao tema:

a) De acordo com a apresentação dos saldos e as informações listadas, aplique o método da equivalência patrimonial...

b) Faça os lançamentos contábeis do resultado da equivalência e também da distribuição dos dividendos.

c) Demonstre como ficaria registrado o ativo não circulante da empresa D, após as movimentações realizadas nas letras a e b;

d) A seguir, responda a seguinte questão: por que, nesse caso, foi aplicado o Método de Equivalência Patrimonial (MEP), haja vista que a empresa D possui somente 8% de participação na Companhia E?

Soluções para a tarefa

Respondido por karol28621
0

Resposta:

A RESPOSTA É A LETRA (D) Anjinho

Perguntas interessantes