POR FAVORRRRRRRRRRRR
Leia este trecho de "A hora da estrela", de Clarice Lispector, no qual Macabéa, depois de receber o aviso de que seria despedida do emprego, olha-se ao espelho:
Depois de receber o aviso foi ao banheiro para ficar sozinha porque estava toda atordoada. Olhou-se maquinalmente ao espelho que encimava a pia imunda e rachada, cheia de cabelos, o que tanto combinava com sua vida. Pareceu-lhe que o espelho baço e escurecido não refletia imagem alguma. Sumira por acaso a sua existência física? Logo depois passou a ilusão e enxergou a cara toda deformada pelo espelho ordinário, o nariz tornado enorme como o de um palhaço de nariz de papelão. Olhou-se e levemente pensou: tão jovem e já com ferrugem.
Explique baseado, no contexto da obra, o por que de o narrador dizer que Macabéa pensou levemente associado a personagem não se ver refletida no espelho. Projete essa ausência de reflexo ao contexto mais geral da obra. Pense acerca de toda a construção da personagem
Soluções para a tarefa
No trecho destacado pela questão, a personagem principal "Macabeá" não conseguir ver o seu reflexo no espelho é uma metáfora também com o fato da personagem ser "invisível" para a sociedade, uma "Maria ninguém". Esse fato também pode observado durante a obra, onde o nome da personagem muitas vezes não é mencionado, indicando essa falta de personalidade e visibilidade da Macabeá.
O "pensar levemente" da personagem está associado com a ilusão em que ela se encontra, em que não permite que ela veja a realidade com clareza e profundidade. Dessa forma, a personagem não enxerga real situação em que se encontra, pelo seu estado de alienação.
A obra "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector aborda a vida uma nordestina que vive no Rio de Janeiro, uma cidade que (na obra) não enxergar os mais fragilizados.
Espero ter ajudado, bons estudos!