Português, perguntado por aninimo5578, 6 meses atrás

Por favor preciso mtoooooo pra hj

1) Marque V para afirmações verdadeiras e F para falsas: *

a) O Quinhentismo (1500 - 1601) não é uma escola literária, mas o momento de descobrimento do Brasil. Neste período não houve literatura brasileira. ( )

b) No Quinhentismo temos uma literatura informativa e descritiva escrita por viajantes, cronistas e padres jesuítas portugueses. O principal documento dessa época é a Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel. ( )

c) Dois tipos de literatura portuguesa ocorreram nessa época: a Literatura informativa (de valor histórico e documental) que teve Pero Vaz de Caminha como expoente e a Literatura Catequética (de tom didático-pedagógico de caráter Catequético) que teve o padre José de Anchieta como expoente. ( )

d) A Literatura informativa falava sobre a fauna, a flora e o nativo (índio). Exaltava a natureza. Não tinha preocupação estética. Era feita pelos viajantes e sua preocupação era a conquista espiritual. ( )

e) A Literatura catequética tinha temas teocêntricos e era escrita pelos jesuítas. Tinha preocupação estética e interesse em uma conquista material. ( )

2) Sobre a literatura informativa quinhentista é Incorreto afirmar: *

3 pontos

a) Com uma linguagem rebuscada, os cronistas descreveram aspectos das novas terras encontradas além-mar.

b)Repletos de adjetivos, os textos do Quinhentismo abordaram as características materiais e espirituais relacionadas com as novas terras.

c) Ao lado de Pero Vaz de Caminha e de outros cronistas, Pero de Magalhães Gândavo foi um dos representantes da literatura informativa.

d) A carta de Pero Vaz de Caminha representa um dos maiores exemplos da literatura informativa do Quinhentismo.

*Leia o poema abaixo, o texto a seguir e responda à questão 3.

Oswald de Andrade em seu poema "Erro de português" faz uma crítica em relação aos povos colonizadores, sobretudo uma crítica às intenções dos padres jesuítas, amplamente expressas na literatura produzida durante o Quinhentismo. Esta crítica em forma de ironia está presente no verso em que lamenta o fato de os portugueses terem sido nossos colonizadores, dizendo que: se não estivesse chovendo naquela ocasião, provavelmente os índios teriam despido os visitantes, ou seja, teriam imposto sua cultura. Lembremos que a ideia de vestir os índios foi uma das medidas mais agressivas contra a cultura indígena e fez parte do movimento de aculturação ao qual os nativos foram submetidos, fato narrado pelos padres jesuítas em sua literatura, especialmente pelo padre José de Anchieta.

Poema "Erro de português" de Oswald de Andrade:

 (acima)

4) Marque a alternativa CORRETA: *

3 pontos

A) Considerando que a oposição VESTIR vs. DESPIR representa a oposição COLONIZADOR vs. COLONIZADO, vemos, no primeiro pólo, a impotência diante do poder

B) O título apresenta clara e exclusivamente a denúncia da decadência da língua portuguesa, devido a um crescente descuido dos falantes

C) A ambiguidade do título ajuda a construir o significado de desestabilização de tudo o que é sério, respeitável e cristalizado

D) As ações do colonizador e do colonizado relacionam-se a idéias de cerceamento da liberdade; naquelas, a alegria do sol; nestas, a tristeza da chuva

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por manueleguimaraes208
4

Resposta:

1.f

v

v

v

f

2.d

4.eu infelizmente não sei

Perguntas interessantes