por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os organismos unicelulares são aqueles formados por uma única célula, que desempenha todas as funções celulares necessárias. Exemplos: bactérias, protozoários e algumas espécies de algas.
Os organismos pluricelulares são aqueles formados por mais de uma célula. Eles são bem mais complexos do que os unicelulares, sendo que todos são eucariontes. Esses organismos podem ser autótrofos (produzem seu próprio alimento) ou heterótrofos (se alimentam de outros seres, pois são incapazes de produzir o próprio alimento). A reprodução pode ser do tipo sexuada (troca de materiais genéticos) ou assexuada (sem a conjugação de material genético). Exemplos: animais (mamíferos, répteis, peixes, insetos, aracnídeos, anfíbios etc.), vegetais (árvores, plantas, gramas, arbustos etc.) e algumas espécies de algas e fungos.
Explicação:
Definição de seres unicelulares:
Como o próprio nome diz, seres unicelulares são os organismos que possuem apenas uma célula. Também podem ser chamadas de organismos unicelulares.
Essa célula tem a capacidade de realizar tudo que esse organismo precisa para sobreviver, como a respiração, alimentação, excreção e manter em equilíbrio todas as funções celulares necessárias para a sobrevivência.
Como principais exemplos podemos citar as bactérias, protozoários e alguns tipos de fungos e algas.
Definição de seres pluricelulares:
Os organismos pluricelulares são formados por uma grande quantidade de células. São diferentes, por exemplo, dos seres unicelulares, que são formados apenas por uma única célula. Dessa forma, por conta da variedade celular, os seres multicelulares apresentam maior complexidade em relação à estrutura.
As células que compõem os organismos multicelulares trabalham de forma conjunta para que o funcionamento do corpo se mantenha em equilíbrio. Os multicelulares, assim como ocorre com os organismos unicelulares, podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada.
Ou seja, a reprodução assexuada ocorre por meio da fragmentação, multiplicação vegetativa, partenogênese, esporulação, estrobilização e brotamento. Já na reprodução sexuada, os gametas masculino e feminino se unem e ocorre o processo de fecundação. Sendo assim, os seres pluricelulares apresentam ciclo de vida com nascimento, crescimento, reprodução e morte.