História, perguntado por cidilak723, 3 meses atrás

POR FAVOR
Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o ve- reador até o Presidente da República, eram eleitos por sufrágio universal e, lá, como aqui, de há muito que os políticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral este elemento perturbador o voto. Julgavam os chefes e capata- zes políticos que apurar os votos dos seus concidadãos era anarquizar a instituição e provocar um trabalho infernal na apuração porquanto cada qual votaria em um nome, visto que, em geral, os eleitores têm a tendência de votar em conhecidos ou amigos. Cada cabeça, cada sentença; e, para obviar os inconvenientes de seme- lhante fato, os mesários de Bruzundanga lavravam as atas conforme entendiame davam votações aos candidatos, conforme queriam. [..] às vezes semelhantes eleitores votavam até com nome de mortos, cujos diplomas apresentavam aos mesários solenes e hieráticos que nem sacerdotes de antigas religiões.
Em sua obra, Lima Barreto descreve um país ficticio chamado Bruzundar ga.
Apoiado nesse excerto, responda às questões.
a) 0 que há em comum entre Bruzundanga e a República Velha brasileira?
b) Segundo Lima Barreto, o voto universal causava um "inconveniente" que era resolvido pelos mesários nas eleições. Que inconveniente era esse?

Soluções para a tarefa

Respondido por isaeyi11
2

Resposta:

a- O coronelismo e o voto de cabresto. Forma eleitoral impositiva e arbitrária.

b- A escolha popular dos representantes que era impossibilitada pelos chefes e capatazes políticos que decidiam quem se elegeria.

Explicação:

Espero ter ajudado


cidilak723: Obrigado
Perguntas interessantes