POR FAVOR ME AJUDEMMMM
Questão 1. Se relaciona a letra de uma música, com as ideias do filósofo pré-socrático Heráclito; que tem como base do seu pensamento, o movimento, o fluir e transformação constante dos seres.
Questão 2. É sobre a passagem do conhecimento mítico para o conhecimento racional (filosófico). Utilizando um fragmento atribuído ao pensador pré-socrático Empédocles, o qual defende a formação dos seres e do mundo a partir da combinação e separação dos elementos da natureza. Percebe-se nesse tipo de conhecimento já um certo distanciamento do conhecimento mítico. (Observe que deve assinalar a questão incorreta).
Questão 3. Questão aberta, pede-se que se pense e comente novos acontecimentos ou transformações que possam ser objeto do saber filosófico. Como sugestão para o desenvolvimento da resposta, citamos refletir sobre: as inovações e mudanças no campo da informática, das mídias, das tecnologias; o momento de dificuldade perante a pandemia e suas implicações como, mortes, medo, a corrida do conhecimento científico para o desenvolvimento de vacinas, novas formas de relacionamento social,...
Questão 4. Tem como tema o conceito de Esclarecimento, segundo o filósofo alemão Kant. Para Kant o Esclarecimento está ligado a atitude de pensar e agir por si mesmo, sem a direção de outros; o que por conseguinte, nos dá a condição de atingir, o que ele chama de, maioridade.
Questão 5. Também é aberta, e trata novamente sobre a autonomia. Só que aqui o estudante terá que desenvolver uma resposta pessoal. Dou como dica para o desenvolvimento da reposta, procurar refletir e basear-se em elementos vinculados ao tema, como: a individualidade, a maturidade, a liberdade e a responsabilidade.
Questão 6. Aponta para a reflexão sobre o processo de educação no campo moral. A última atividade é exclusivamente pessoal.
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 1:Fluidez e movimento
Segundo Heráclito, a realidade é um movimento: “Tudo flui, nada permanece”. Logo, o autor compara o mundo com um rio – pois não é possível entrar duas vezes no mesmo rio, já que a água que corre agora sempre será diferente daquela que passou.
Portanto, mesmo os elementos que parecem estáticos – como as montanhas, o céu, o sol, ou a humanidade – estão em constante mudança, sem percebermos. Atualmente, essa teoria de Heráclito é valorizada porque as descobertas científicas afirmam a mesma ideia: o mundo é feito de átomos e de um constante movimento deles.
QUESTÃO 2:Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos gregos, assim, abriram o caminho para os posteriores e formularam possíveis princípios racionais para o Universo.
Os estudos acadêmicos convencionam que o período pré-socrático foi o primeiro período da Filosofia ocidental. Os primeiros filósofos surgiram na Grécia, há mais ou menos 2600 anos. Uma série de fatores levou os gregos a criarem um modo de pensar autônomo e racional. Entre tais fatores, estão:
a necessidade de contrapor as ideias mitológicas acerca da origem do Universo;
a pluralidade de povos que compunha a região da Grécia Antiga;
o florescimento do comércio e da navegação;
o contato com povos egípcios e babilônicos.
O primeiro período da Filosofia grega é denominado como Pré-Socrático (pois seus representantes fizeram uma Filosofia diferente da que foi feita por Sócrates, quase 200 anos depois de Tales de Mileto) ou Cosmológico (pois eles fizeram um tipo de cosmologia, que é uma maneira racional de entender a origem do Universo — cosmos, em grego — em oposição à visão mitológica).
QUESTÃO 3:Os primeiros traços da Filosofia grega pré-socrática surgem com Tales de Mileto, um comerciante e estudioso habitante da região da Jônia, conjunto de ilhas gregas situadas no atual território turco. Diz a História que Tales era um exímio matemático, astrônomo e estrategista. Ele previu, no ano de 585 a.C., o acontecimento de um eclipse total do Sol, por meio de cálculos matemáticos e previsões astronômicas.
Considera-se o ano de 585 a.C. como o período de seu amadurecimento intelectual, quando, provavelmente, ele propôs, pela primeira vez, uma teoria cosmológica. Tales, em oposição ao que diziam as cosmogonias gregas, que narravam o surgimento do Universo com base em histórias fantasiosas que envolviam deuses, observou a natureza e propôs uma possível origem racional para tudo, com base na sua observação, sendo essa origem a água. A partir disso, ele fundou um novo modo de pensar baseado na razão.
ESPERO TER AJUDADO, SÓ FIZ ATÉ A 4 POIS AS OUTRAS SÃO RESPOSTAS "PESSOAIS"