Geografia, perguntado por marianasofhia13, 4 meses atrás

Por favor me ajudemmmm!!
Pesquisar e responder sobre os temas:





- A atual divisão regional brasileira foi realizada em 1970 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme essa regionalização, cite os complexos regionais do Brasil e seus respectivos estados.


- O Brasil possui uma grande extensão territorial apresentando peculiaridades culturais, econômicas e sociais em suas diferentes regiões. Descreva as principais características socioeconômicas das regiões Sudeste e Sul. (Texto/redação)

Soluções para a tarefa

Respondido por anagabrielaliramelo
1

Resposta:

Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Sudeste – Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Norte – Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Nordeste – Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A economia do Sudeste é muito forte e diversificada. A região Sudeste pertence a maior região geoeconômica do país, em termos de economia.

A agricultura é praticada em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas.

A maior parte do espaço territorial sulista é ocupado pela pecuária, porém a atividade econômica de maior rendimento e que emprega o maior número de trabalhadores é a agricultura. A atividade agrícola no Sul distribui-se em dois amplos e diversificados setores:

Policultura: desenvolvida em pequenas propriedades de base familiar. Foi introduzida por imigrantes europeus, principalmente alemães, na área originalmente ocupada pelas florestas. Cultivam-se principalmente milho, feijão, mandioca, batata, maçã, laranja, e fumo;

Monocultura comercial: desenvolvida em grandes propriedades. Essa atividade é comum nas áreas de campos do Rio Grande do Sul, onde se cultivam soja, trigo, e algumas vezes, arroz. No Norte do Paraná predominam as monoculturas comerciais de algodão, cana-de-açúcar, e principalmente soja, laranja, trigo e café. A erva-mate, produto do extrativismo, é também cultivada.

Explicação:

Perguntas interessantes