Filosofia, perguntado por lopesju200, 11 meses atrás

Por favor me ajudem URGENTE !!!! TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO Ao comparar o discurso religioso com o discurso filosófico, busque marcas de distinção entre eles. Selecionamos para esse exercício dois fragmentos de texto. Sugerimos leitura em voz alta. Caso ocorram dúvidas ao longo da leitura, elas podem ser anotadas em seus cadernos para pesquisa posterior. Texto 1- Este grande frutificar da palavra de Deus é o em que reparo hoje; e é uma dúvida ou admiração que me traz suspenso e confuso, depois que subo ao púlpito. Se a palavra de Deus é tão eficaz e tão poderosa, como vemos tão pouco fruto na palavra de Deus? (...). Se com cada cem sermões se convertera e emendara um homem, já o Mundo fora santo. Este argumento de fé, fundado na autoridade de Cristo, se aperta ainda mais na experiência, comparando os tempos passados com os presentes. Lede as histórias eclesiásticas, e acha-las- eis todas cheias de admiráveis efeitos da pregação da palavra de Deus. Tantos pecadores convertidos, tanta mudança de vida, tanta reformação de costumes (...)as mocidades e as gentilezas metendo-se pelos desertos e pelas covas; e hoje? – Nada disso. Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? Assim como Deus não é hoje menos omnipotente, assim a sua palavra não é hoje menos poderosa do que dantes era. Pois se a palavra de Deus é tão poderosa; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores, porque não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus? Esta, tão grande e importante dúvida, será a matéria do sermão. Quero começar pregando-me a mim. Amim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir. Sermão da sexagésima. Padre Antônio Vieira. Responda: 1• Quais elementos do texto indicam que o tema tratado tem relação com religião? 2• Segundo o texto, os poucos resultados (frutos da palavra de Deus) não se devem, nem a certa fragilidade do poder da palavra, nem à falta de pregadores. Então, qual seria o problema?

Soluções para a tarefa

Respondido por ujujsilva200
30

Resposta:

1-Palavras de deus,Argumentos de Fé,Autoridade de cristo,Pecados,igreja e Pregação.  

2-O problema apresentado no texto relaciona-se com a pouca utilização na prática da palavra de Deus. O texto se inicia apresentando a grande relevância no mundo atual do que é dito por Deus, onde grandes pregadores e instituições religiosas são amplamente visitadas.Entretanto, nota-se que na prática, as palavras e citações divinas são pouco utilizadas, representando poucos frutos oriundos da visão divina acerca do mundo que vivemos.

Espero ter ajudado

Respondido por BrenoSousaOliveira
0

1- O discurso religioso tem como base a palavra de Deus e a fé.

2- O problema citado pela questão está na falta do uso prático da palavra de Deus.

Fé e filosofia

A fé e a filosofia sempre estiveram em guerra, não porque elas discordam de si mesmas mas sim porque muitos pensadores influenciados por sua cosmovisão, tendem a criar barreiras entre ambas.

1- O discurso religioso é por sua vez voltado na fé na palavra de Deus, ou seja, enquanto que a filosofia é baseada no questionamento, a fé é baseada na crença de que aquilo que Deus fala é verdade.

2- O problema citado na questão em relação a filosofia e a fé, está que muitos pregadores da palavra não costumam usar a fé na prática, apenas quando falam.

Para saber mais sobre a , acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2762678?source=aidnull

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes