POR FAVOR ME AJUDEM
Quais são as duas características que ajudaram os artrópodes a atingirem uma grande diversidade, classificando-os em crustáceos, quelicerados, hexapoda e miriápodes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Principais diferenças entre os grupos de artrópodes
As principais diferenças entre os grupos de artrópodes estão relacionadas com a divisão do corpo desses animais, o número de patas e a presença de antenas e asas.
Os artrópodes são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Estima-se que existam três vezes mais espécies desse filo que de outras espécies animais
juntas. As características básicas dos artrópodes são a presença de um exoesqueleto quitinoso, apêndices articulados e órgãos sensoriais desenvolvidos.
Ao estudar os artrópodes, costumamos separá-los em quatro grupos básicos: Quelicerados, Miriápodes, Crustáceos e Insetos. A seguir, abordaremos cada um desses grupos e conheceremos melhor suas diferenças.
→ Quelicerados
Os artrópodes desse grupo recebem essa denominação por causa da presença de um par de apêndices que lhe servem como pinças ou garras, as quelíceras. Além dessa característica, os quelicerados não possuem antena, o que os diferencia de qualquer artrópode. Esses animais possuem, em sua maioria, olhos simples e seu corpo é dividido em cefalotórax e abdome.
A aranha é um quelicerado do grupo dos aracnídeos
Atualmente, a maioria dos quelicerados encontra-se no grupo dos aracnídeos, que apresenta como principais representantes as aranhas, os escorpiões e os carrapatos. Esses animais caracterizam-se por apresentar as quelíceras, um par de apêndice chamado pedipalpos e quatro pares de patas. Os pedipalpos são estruturas usadas na alimentação, na defesa e também na reprodução.