por favor me ajudem
o desenvolvimento embrionario pode ser usado para organizar os filos animais de acordo com as diferentes sequencias de estagios e graus de conplexidades corporal gerados.Descreva as fases inicias do desenvolvimento em brinarios dos animais e diferencie animais diblasticos de triblasticos protostomios de deuterostomios e celomados de acelomados e pseudocelomados
Soluções para a tarefa
O desenvolvimento embrionário dos animais se inicia com a formação do zigoto, que é o portador do material genético fornecido pelo espermatozóide e pelo óvulo. São os processos de divisão de mitose do zigoto que originará um novo indivíduo.
Após a formação do zigoto, se iniciam as fases do desenvolvimento embrionário que de modo geral, pode se dividir em: segmentação, gastrulação e organogênese.
A Segmentação corresponde a divisões celulares aceleradas, por meio da mitose, propiciando um aumento de número de células, contudo o aumento do volume do embrião é baixo. As divisões mitóticas são: zigoto - blastômero, mórula, blástula. Nos mamíferos, a blástula corresponde ao blastocisto, revestido por troflobasto que formará a placenta.
Na gastrulação, não é igual em todos os cordados, mas sempre forma uma gástrula a partir da blástula, que originarão os folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme), que futuramente, serão o tecido do animal. Além disso, nos cordados, forma-se também o arquêntero (intestino primitivo), o blastóporo, o tubo neural e a notocorda, formando uma gástrula, chamada nêurula, que determina o final do processo.
A organogênese é a responsável por diferenciar os órgãos.
Na fase da gastrulação podem ocorrer a formação de animais:
Diblásticos: possuem dois folhetos embrionários, ectoderme e endoderme;
Triblásticos: possuem três folhetos embrionários, endoderme, mesoderme e ectoderme;
Prostômios: o blastóporo forma diretamente a boca;
Deuterostômios: o blastóporo primeiro forma o ânus para, posteriormente, formar a boca;
Celomados: a cavidade geral de seu corpo é delimitada pela mesoderme;
Acelomados: não apresentam celoma;
Pseudoacelomados: a cavidade geral de seu corpo é revestida parcialmente pelo celoma.
Resposta:
O zigoto, formado pela união do espermatozoide e do Ovulo, se divide várias vezes para formar um cacho de células chamado mórula. A morula se transforma em uma esfera oca, a blástula, cuja cavidade ê chamada de blastocele. O estágio seguinte é chamado de gástrula, onde é possível identificar duas camadas distintas de células, que são a ectoderme e a endoderme. Um terceira camada, a mesoderme, se desenvolve em alguns grupos animais. Os animais diploblásticos são aqueles que desenvolvem apenas a ectoderme e endoderme enquanto os triploblásticos desenvolvem, além desses dois tecidos embrionários, um terceiro que é a mesoderme. Nos protostômios, o blastóporo (abertura do arquêntero para o meio exterior) dará origem à boca enquanto nos deuterostômios dará origem ao ânus.
Nos animais celomados, durante o desenvolvimento embrionário, surge uma cavidade no meio da mesoderme chamada de celoma. Essa cavidade embrionária formará a cavidade geral do corpo do adulto, situada entre a epiderme e o tubo digestório. Os animais que não formam celoma são chamados de acelomados e aqueles que possuem uma cavidade no corpo que não se formou a partir da mesoderme, mas, sim , da blastocele são chamados de pseudocelomados.