História, perguntado por lecardoso98, 1 ano atrás

POR FAVOR ME AJUDEM, ESTOU DESESPERADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA..............................................................................

No filme o elo perdido, produção franco-britânica dirigida por Régis Wargnier (2006), conta-se a história da captura de um casal de pigmeus por uma expedição científica britânica enviada a Edimburgo, na Escócia, os cientistas envolvidos sugerem a hipótese de que os pigmeus exemplificavam uma espécie de transição entre os símios e os humanos. Diante da comunidade universitária, os pigmeus são apresentados como evidência científica do "elo perdido". Depois disso, são enviados ao zoológico e transformados em atração turística. A partir do enredo do filme, julgue V ou F as afirmativas a seguir.

I. Os estudos acerca do processo de hominização realizados no século XIX inspiravam-se em uma etnologia racialista indiferente à alteridade cultural.

II. 
O preconceito externado pelos cientistas britânicos na análise dos pigmeus, atitude comum à época, comprova a impertinencia científica do conceito de hominização.
 
III. A discussão sobre o processo de hominização emergente no seculo XIX, ainda que contaminado por preconceitos racialistas e evolucionistas, pôs em xeque a teoria criacionista da humanidade. 


Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
9
I. Os estudos acerca do processo de hominização realizados no século XIX inspiravam-se em uma etnologia racialista indiferente à alteridade cultural. Verdadeiro.

II. 
O preconceito externado pelos cientistas britânicos na análise dos pigmeus, atitude comum à época, comprova a impertinencia científica do conceito de hominização. Verdadeiro.
 
III. A discussão sobre o processo de hominização emergente no seculo XIX, ainda que contaminado por preconceitos racialistas e evolucionistas, pôs em xeque a teoria criacionista da humanidade. Verdadeiro.

Respondido por raissarsvvieira
1

Oihee, tudo bem? Espero poder ajudar todos que precisem !!

Gabarito:

V – F – V

A primeira afirmativa indica corretamente o racialismo presente na etnologia do século XIX. A segunda alternativa é falsa porque os estudos etnológicos e arqueológicos realizados a partir da segunda metade do século XX superaram os preconceitos racialistas, formulando teorias cientificamente consistentes sobre o processo de hominização. A terceira afirmativa é verdadeira porque as teorias evolucionistas inspiradas no darwinismo ofereceram alternativa forte ao criacionismo contido na Bíblia

Perguntas interessantes