Por favor me ajudem é urgente Após a leitura desse trecho da Carta, de Pero Vaz de Caminha, responda as seguintes questões: 1) Como Pero Vaz de Caminha descreve os índios nesse trecho da Carta? 2) No trecho “E, imprimir-se-á ligeiramente neles qualquer cunho, que lhes quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons”: O autor revela os princípios que nortearam a colonização portuguesa. Explique por quê. 3) Qual era o objetivo dos portugueses ao colonizar o Brasil, além de encontrar ouro e metais preciosos? 4) Identifique no texto um trecho que demonstra a desconsideração do europeu em relação a cultura do indígena. 5) Como você analisa o processo de colonização que ocorreu no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Na carta, Pero Vaz de Caminha mostra como foi o primeiro encontro entre os portugueses e os indígenas: “Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. ... “A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos
2)Porque os portugueses tinham interesse de dominar os índios da terra recém descoberta, isso fica explicito na expressão: "E imprimir-se facilmente neles todo e qualquer cunho que lhes quiserem dar
3)Quando os lucros das especiarias começaram a ficar mais reduzidos por causa do aumento dos gastos para manter os domínios portugueses na África e na Ásia (naufrágios, estabelecimento de fortes e de feitorias, revoltas das populações locais, expulsão dos portugueses etc.), Portugal sentiu-se mais interessado em colonizar a terra brasileira, mesmo porque os adelantados espanhóis Cortez e Pizarro haviam descoberto as civilizações dos astecas e incas, ricas em ouro e prata na América.
4)As representações da história medeiam as relações sociais e os processos identitários, sendo instrumentais na criação e gestão identitária, ao determinar, de forma fundamental, que projectos e perspectivas são vistos como legítimos e validados através de actos de memória. As lutas pelas memórias no reconstituir de sentidos e de novos espaços geopolíticos continuam marcadas pelos impactos da fractura abissal colonial moderna. Numa leitura que privilegia Moçambique como espaço de referência, este artigo, que se conjuga na intersecção entre a antropologia e a história, procura questionar continuidades coloniais no presente, revisitando, ao espelho, os complexos debates que formatam a intervenção colonial portuguesa a partir da República
5)O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.
Explicação:
Resposta:
1) os índios trocavam facilmente com os portugueses, comiam e bebiam tudo que lhes era dado, eram todos pintados, já eram mansos e calmos, tinham se acostumado com eles. Os índios pareciam inocentes demais e sem crença alguma.
2) Os portugueses queriam impor sua cultura, pois achavam que os índios não tinham. Para colonizar as terras teriam que a qualquer custo colocar sua cultura neles.
3) Fazer o Brasil ser uma colônia de Portugal, na qual seria colônia de explorações.
4) " Parece - me gente de tal inocência que, se homem os entendessem e eles a nós, seriam logo cristãos, porque eles segundo parece não tem, nem entendem nenhuma crença"
5) Os portugueses colocaram seus costumes nos índios que antes estavam aqui, ignorando totalmente a sua cultura. Fizeram isto para ganhar aquelas terras por conta da expansão marítima que já acontecia naquela época.