por favor genteeee
A) Por que a queda da Bastilha foi um marco importante do processo revolucionário francês?b) Após a queda Bastilha, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pela disputa política, especialmente entre girondinos e jacobinos. Identifique, na pauta política de cada um desses grupos, por que um é considerado conservador e outro radical.
c) Que associação você faz entre a queda da Bastilha e os movimentos, na atualidade, de derrubada de personagens associadas à colonização e a escravidão na Idade Moderna?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A bastilha em Paris era um símbolo do poder da monarquia francesa, além de lá guardar pólvora, armamentos, munição, e também servir como uma prisão, sua queda foi um marco importante pois "diminuiu" o poder dos franceses, já que era um local muito importante e conseguiu ser destruída pela população, mostrando que a coroa não era invencível e poderia ser confrontada, foi um movimento contra a opressão da monarquia francesa, aumentando muito a moral dos revolucionários, e diminuindo a dos monarquistas.
b) Os girondinos são considerados de "direita" e os jacobinos de "esquerda", esse termo surgiu pois os girondinos sentavam na direita, em reuniões da assembleia, e os jacobinos se sentavam a esquerda. Os girondinos são considerados os "conservadores", pois não queriam mudar tudo, só queriam mudar algumas coisas, já os jacobinos queriam mexer em tudo, até mesmo na religião, calendário e etc, os jacobinos eram a maioria, por esses motivos são considerados "radicais".
c) A derrubada da bastilha foi um movimento de motivação contra a opressão, que tem o mesmo significado da derrubada desses personagens que oprimiram determinados grupos, sendo contra a opressão.