POR FAVOR- FILOSOFIA
9. Lê com atenção o texto que se segue.
"Se eu gosto de algo e tu não, então 'algo é bom' é verdadeiro para mim e falso para ti. Usamos
a palavra 'bom para falar acerca dos nosso sentimentos positivos. Nada é bom ou mau por si
mesmo, independentemente dos nossos sentimentos. Os valores existem apenas nas
preferências de cada indivíduo. Tu tens as tuas preferências e eu tenho as minhas; nenhuma
preferência é objetivamente correta ou incorreta."
(Harry Gensler, Ethics: A Contemporary Introduction, Oxford, Routledge (2011), p. 18)
1.1. Formula um argumento a favor da teoria apresentada no texto.
1.2. Formula uma objeção ao argumento apresentado na alínea anterior. *
POR FAVORRRRR
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não sei mais quando precisar temos junto sinto muito
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No âmbito dos valores há três teorias que se podem defender: Subjetivismo, Relativismo e Objetivismo.
O que se defende aqui é o Subjetivismo.
“Tu tens as tuas preferências e eu tenho as minhas”
1.1 Há uma discordância nos critérios para avaliar se uma ação é correta ou está errada. Não existe um critério objetivo que nos permita fazer a distinção entre o que está correto é o que está errado. Portanto, temos todos razão.
1.2 Primeiro um contraexemplo: existência de direitos humanos universais.
O facto de não existirem verdades absolutas (dogmas) porque os assuntos Morais geram uma discórdia não é o mesmo que dizer que não existem verdades objetivas
2 obj: Se todos temos razão, então os que defendem que o subjetivismo está errado também têm razão. Logo, o subjetivismo está errado.
3 Há uma forma objetiva para chegarmos a um acordo quanto às normas morais- o véu da ignorância proposto por John Rawls - Partindo de uma posição original - situação hipotética- onde através do véu da ignorância desconhecemos a nossa posição na sociedade, bem como as nossas capacidades.
O que se defende aqui é o Subjetivismo.
“Tu tens as tuas preferências e eu tenho as minhas”
1.1 Há uma discordância nos critérios para avaliar se uma ação é correta ou está errada. Não existe um critério objetivo que nos permita fazer a distinção entre o que está correto é o que está errado. Portanto, temos todos razão.
1.2 Primeiro um contraexemplo: existência de direitos humanos universais.
O facto de não existirem verdades absolutas (dogmas) porque os assuntos Morais geram uma discórdia não é o mesmo que dizer que não existem verdades objetivas
2 obj: Se todos temos razão, então os que defendem que o subjetivismo está errado também têm razão. Logo, o subjetivismo está errado.
3 Há uma forma objetiva para chegarmos a um acordo quanto às normas morais- o véu da ignorância proposto por John Rawls - Partindo de uma posição original - situação hipotética- onde através do véu da ignorância desconhecemos a nossa posição na sociedade, bem como as nossas capacidades.
mariocochas:
muito muito obrigada !!!!!!
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