História, perguntado por wesleyquaresma77, 9 meses atrás

POR FAVOR É PRA AMANHÃ!

1° questão
Como era formada a região da Grécia Insular?

questão
As montanhas representavam quanto em percentual do território grego?

4° questão
Comente sobre a chegada dos Aqueus a Grécia e suas conquistas?

3° questão
Quais as principais fontes históricas sobre o período Homérico (período da chegada dos povos indo-europeus à Grécia)?

7° questão
Embora fossem independentes, as cidades gregas apresentavam certa unidade cultural. Comente sobre essa unidade cultural?

6° questão
Com a chegada dos Dórios passou a predominar a vida em comunidade (genos). Os genos tinham uma estrutura comunitária. O que significa isso?

5° questão
Com a chegada dos Dórios a Grécia o que houve com a vida urbana e a população?​

Soluções para a tarefa

Respondido por leticia90969
1

1.Grécia Insular: é a parte formada pelas diversas ilhas espalhadas, sobretudo, pelo Mar Egeu. Entre essas ilhas destacam-se Creta, Eubéia e os conjuntos das ilhas Cíclades e das ilhas Jônicas. ... É por isso que a comunicação e o comércio marítimo sempre desempenharam importante papel na vida grega.

2.Na superfície da península balcânica e das ilhas do Egeu,primeiras regiões ocupadas pelos gregos,predomina o relevo montanhoso.As montanhas mais elevadas têm orientação Nordeste-Sudeste(Cadeia do pindo)e seu ponto culminante é o monte Olimpo com 2.917

3.A Civilização Grega foi uma das maiores e mais importantes civilizações do mundo Antigo. Esta importância se dá pelo fato de este povo ter influenciado uma série de outros povos com seus traços culturais, tanto na Antiguidade como na época contemporânea. Você já ouviu falar da democracia como forma de organização política? Foi na Grécia antiga que ela foi criada. Noções matemáticas como o teorema de Tales ou a geometria de Euclides também foram desenvolvidas nessa civilização.

A história dessa civilização durante a Antiguidade se estendeu por mais de 2.000 anos, motivo que levou os historiadores a dividirem-na em cinco períodos:

Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C.

Homérico – do século XII ao século VIII a.C.

Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.

Clássico – do século V ao século IV a.C.

Helenístico – do século IV ao século I a.C.

Período Pré-Homérico

Foi nesse período que chegaram os primeiros povos à região da Península do Peloponeso, região do Mar Egeu com litoral recortado, muito montanhoso e com poucas terras férteis. Os primeiros a chegarem foram os aqueus, vindo depois os eólios, os jônios e os dórios. Eram povos indo-europeus que vinham do norte da península. Como os aqueus estavam há mais tempo no local, criaram cidades, principalmente entre 1400 e 1100 a.C., das quais a mais importante foi Micenas, de onde originou o nome de civilização micênica, que indica o processo civilizatório do período.

Contudo, a principal influência desse período se deveu à civilização cretense. Os cretenses ou minoicos (nome de um de seus reis) habitavam a ilha de Creta, muito próxima à Península do Peloponeso. Marcaram culturalmente e economicamente o período. Entretanto, a civilização desapareceu bruscamente por volta de 1750 a.C., em virtude, provavelmente, de um terremoto ou da invasão dos povos gregos, inicialmente os aqueus e depois os dórios.

Período Homérico

O período Homérico se iniciou com a invasão dos dórios à região, conquistando-a principalmente pelo fato de usarem armas de ferro, mais resistentes que as desenvolvidas na civilização micênica. O nome Homérico está ligado ao fato de dois poemas terem servido de estudo para os acontecimentos ocorridos após a invasão.

Nesse período, os gregos se organizavam em pequenas comunidades chamadas genos, dando um caráter patriarcal à organização social do período, o que representava também uma volta ao mundo rural.

Período Arcaico

Nesse período se iniciou a ascensão da civilização grega em seu domínio em parte da região mediterrânica.

Período Clássico

No período Clássico, a civilização grega conheceu seu apogeu, principalmente em Atenas, com um importante desenvolvimento cultural: na arquitetura, pode-se destacar o Parthenon e os teatros de arena; nas artes, as esculturas, as pinturas em cerâmica e a produção teatral; na filosofia, há o destaque para Sócrates, Platão e Aristóteles. No aspecto político, a constituição do regime democrático em Atenas.

Em sua relação com os demais povos, os gregos estabeleceram várias guerras, principalmente com os persas, originando as Guerras Médicas. A primeira foi contra as tropas do rei persa Dário I. A segunda contra as tropas de seu filho, Xerxes. Porém, os interesses divergentes entre os gregos os levaram a lutar entre si.

Essas guerras internas levaram à divisão do mundo grego e, posteriormente, a seu enfraquecimento.

Período Helenístico

Com o enfraquecimento do mundo grego, o rei da Macedônia, Felipe II, pôde conquistar a Grécia e unificá-la novamente.

4.Os micênicos eram um dos povos indo-europeus que chegaram à Grécia no segundo milênio a.C. Eles chamavam a si próprios de aqueus, e acredita-se que eles chegaram à região por volta de 1600 a.C. Os aqueus expandiram-se para o sul da Grécia, alcançando as Cíclades e a Ásia Menor (região da atual Turquia).


leticia90969: e foi isso q deu pra colocar .-.
wesleyquaresma77: você pode fazer um resumo?
wesleyquaresma77: se não for pedir mt
leticia90969: Assim,é de boa todas as perguntas tu termina no primeiro "."
leticia90969: Eu botei uma explicação só é procurar a resposta
wesleyquaresma77: ok!!!! valeu leticia !!!!!
wesleyquaresma77: agr q vi foi ate a 4 ! tem as outras ?
wesleyquaresma77: 5 6 e 7?
leticia90969: Oii denovo,é eu botei só até ali porque não coube mais!
leticia90969: hahaha
Perguntas interessantes