História, perguntado por fontourinha05, 1 ano atrás

POR FAVOR, É PARA AMANHÃ!!!!

Péricles perdeu seus dois filhos na Guerra do Peloponeso (431-404 A. C.). Ele próprio iria encontrar a morte ao ser vitimado pela peste. Estrategista militar, Péricles criou condições para o fortalecimento da marinha ateniense. Assim, abriu caminho para a ampliação dos postos de trabalho na pólis. Responda: Como Atenas ficou conhecida?

Soluções para a tarefa

Respondido por andersonbarros8
3
Péricles foi um notório militar e político da Grécia Antiga, sendo principalmente lembrado por suas realizações na política, pois fora um árduo defensor da democracia em seu tempo. Proveniente de uma respeitada família da aristocracia ateniense, tendo tido uma educação liberal e de qualidade, cresceu numa Atenas devastada pela Guerras Médicas, mas com a ideia de um dia se tornar político e poder recuperar Atenas. Homem de palavras firmes, pensamento astuto, oratória envolvente e cativante, Péricles estava preocupado com sua cidade e seu povo, para ele a democracia que Atenas vivenciava em seu tempo ainda não era digna de ser chamada de democracia (devemos ter em mente que o conceito de democracia daquela época difere do de hoje), pois as alas conservadoras impunham uma forte restrição ao direito dos cidadãos. 
"Em 480 a.C, após a guerra, os atenienses retornaram para uma cidade totalmente destruída - o mercado, as escolas, os templos e os locais de reunião haviam sido arrasados. Mas a história e as tradições de Atenas estavam intactas na memória e no coração de seus cidadãos. E estes estavam determinados a restaurar rapidamente a grandeza da cidade, tanto no seu aspecto físico como no nível de suas instituições". (KING, 1988, p. 15).

Os anos pós-guerra e a Liga de Delos

Pouco se sabe sobre a infância e adolescência de Péricles, e até mesmo acerca da sua vida familiar e particular, o mesmo é mais conhecido por sua vida pública ou política. Mas antes de prosseguir com sua vida, devo mencionar um acontecimento importante ocorrido neste meio tempo. Em 477 a.C, representantes da cidade de Atenas, das cidades da Jônia e de várias ilhas do mar Egeu se reuniram na ilha de Delos, para forma uma confederação ou aliança como alguns chamam, a qual ficou conhecida como a Liga de Delos. 

A Liga de Delos tinha como meta reunir as cidade gregas para combater os persas e outros inimigos, o que incluía até mesmo outras cidades gregas; como também ajudar-se mutuamente em questões políticas, econômicas, sociais, etc., de fato a liga representou um dos primeiros "mercados comuns" da História, pois a moeda ateniense passou a ser a moeda padrão da liga. Além disso, anualmente todas as cidades membros depositavam uma quantia nos cofres em Delos, tesouro este utilizado para eventuais necessidades da liga, como equipar e armar exércitos, realizar reformas, construções, construir navios; pagar dívidas, comprar alimentos se fosse necessário, contratar mercenários, etc.
Respondido por brenogomesvillar
1

Resposta:

Democracia dos Marinheiros

Explicação:

Esparta destacava-se no mundo grego em razão de seu poderoso exército. Atenas, por sua vez, tornou-se célebre por sua esquadra. A ampliação da frota feita por Péricles exigiu mais marinheiros. Assim, houve o aumento do número de empregos, o que fortaleceu a própria democracia ateniense.  

Perguntas interessantes