Física, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

POR FAVOR AJUDEM ALMAS BONDOSAS

Resumo de 15 a 25 linhas sobre a história da mecânica

Soluções para a tarefa

Respondido por mariacarolina25nm
4

Resposta:

Amecânica é uma linha de estudo que faz parte da física e tem como principal objetivo compreender o movimento dos corpos. Por isso, essa parte da física envolve estudos sobre equações matemáticas e evoluções temporais.

Essa linha de estudo é extremamente importante e pode ser aplicada no nosso cotidiano. Por exemplo, no ramo da medicina pode-se aplicar a mecânica no mapeamento do fluxo do sangue, e na geologia é possível estudar sobre os movimentos das placas tectônicas.


Usuário anônimo: Obrigadaaaa
Respondido por anaalf08
3

Resposta:

A origem do estudo da mecânica

A história da mecânica pode ser examinada em fases. A partir da divisão por etapas, fica mais fácil compreender os momentos que definiram a evolução do estudo desse preceito da física desde sua origem até a atualidade.

1) Considera-se que o interesse pela mecânica começou quando o homem percebeu os movimentos que existem na Terra. No entanto, em sua fase preliminar, a observação desse fenômeno não foi ainda transformada em estudos. Tal conhecimento servia para que o ser humano se beneficiasse da regularidade dos deslocamentos dos astros.

História da Mecânica

2) Durante a Grécia Antiga, essas percepções prévias foram sistematizadas. Houve um grande evolução no desenvolvimento de várias áreas que buscavam explicar como o mundo funcionava. Na época, era a filosofia que se ocupava de pensar em todos esses ramos. A racionalidade humana atingia o seu ápice até então. Mais adiante na história, os setores do conhecimento passaram a ser separadas em biologia, física, matemática, para citar alguns exemplos. Quando Roma dominou o Império, essas premissas foram assimiladas.

3) Já na Idade Média, a Igreja era a instituição mais forte e influente da época. O Clero detinha o poder intelectual, e, ainda que as conquistas do pensamento greco-romano não tenham sido esquecidas, a busca por respostas filosóficas voltou-se para religião.

4) Com o Renascimento, os valores do racionalismo grego são aperfeiçoados. Retoma-se a curiosidade pelos fenômenos naturais e pelas leis que os regem. Muitos dos estudos são conduzidos pelo método de observação experimental. É nesse período histórico que o astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) revoluciona a maneira que ser humano pensava o Universo. Ele escreveu que o Sol estaria no centro da esfera celeste. Copérnico propõe que a Terra é que se movimenta em torno do Sol, e não o contrário, como defendia o modelo geocentrista. Suas ideias só são aceitas um século depois de publicadas. Ainda durante o Renascimento, o italiano Galileu Galilei (1564 – 1642) faz contribuições para as áreas da Física e da Astronomia que o torna, para muitos, o pai da ciência moderna. Isso porque suas observações foram as primeiras a serem transformada em leis descritas por expressões matemáticas. Entre os temas que se beneficiaram dos estudos de Galileu sobre movimento estão:

– Movimento Uniforme

– Movimento dos Projéteis

– Movimento do Pêndulo Simples

5) Quando Isaac Newton (1642-1727) publica sua obra “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, em 1687, ele descreve oito definições sobre o movimento, que servem de base para as três leis de Newton. Este trio de axiomas são pontos fundamentais para os estudos da mecânica realizados desde então.

Os estudos da Mecânica a partir do Século XX

Até o começo do século XX, os grandes êxitos da teoria mecânica corroborada pela física clássica pareciam ter respondido a todas as questões sobre o movimento de todos os corpos com precisão. Porém, as técnicas de observação do Universo também avançaram, apresentando novos fenômenos e, com eles, mais perguntas. Conceitos amplamente aceitos de duas teorias físicas: mecânica, que estuda movimento e eletrodinâmica, que se ocupa de fenômenos relacionados à carga, foram revisados. O objetivo dos cientistas era utilizar o avanço experimental para encontrar base teórica consistente para explicar o universo físico. No campo da mecânica, as grandes mudanças aconteceram a partir da teoria da relatividade e do estudo da física quântica. Ainda no final do século XXIX, foram três casos que não poderiam ser justificados pelas teorias desenvolvidas até aquele momento


Usuário anônimo: Obrigadaaa
Perguntas interessantes