Por definição, quando um corpo oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, descrevendo uma trajetória retilínea, pode-se dizer que esse corpo efetua um movimento harmônico simples linear, que ocorre em razão da ação de uma força restauradora. O gráfico a seguir representa a elongação de um objeto, em movimento harmônico simples, em função do tempo. Sendo a amplitude a metade da diferença do valor máximo e mínimo da função, e o período sendo o tempo em que a função começa a se repetir. Nesse sentido, analise as afirmativas seguintes. I. O período da função apresentada é de oito segundos. II. A amplitude corresponde a sessenta centímetros. III. A função apresentada no gráfico corresponde à função cos(x).
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correto o que se afirma em I, apenas.
Analisando as afirmações, temos:
I. (V) Note que a diferença entre os zeros que determinam a parte positiva da função é de 4 segundos, logo, a diferença entre os dois próximos zeros que determinam a parte negativa da função será também de 4 segundos, totalizando um período de 8 segundos.
II. (incerto) Não foi dada nenhum tipo de escala para o eixo vertical, então é impossível saber a amplitude.
III. (F) A função do gráfico pode ser representada por cos(πx), onde x é o tempo, então se substituirmos x por 4, teremos cos(4π) = 1, e a função dada é zero quando x = 4, então, a função do gráfico corresponde a função sen(x).
Logo, apenas a primeira está correta.
Perguntas interessantes