Popular e patriótica, a sublevação de 1383 despertaria as tensões mais profundas da sociedade portuguesa na luta que se seguiu. De um lado, enfileiravam-se as tropas de Castela e dos senhorios mais poderosos. De outro, a burguesia mercantil, a pequena nobreza militar, o populacho das cidades e a arraia miúda dos campos. Os camponeses atacavam e saqueavam os castelos vingando-se da prepotência fidalga e da miséria. Mas a decisão da luta estaria nas mãos dos ricos burgueses de Lisboa e do Porto. Estimulados por Álvaro Pais estes abriram seus cofres. (...). Durante o ano de 1384, as forças do “Mestre”, aclamado “Defensor e regedor do Reino”, alcançaram inúmeras vitórias, apesar de atacados por terra e por mar.Mendes Jr., Antonio – Brasil – Texto e Consulta. São Paulo, Brasiliense, s.d. v.1, pg. 47O acontecimento descrito no texto é a: *
a) Guerra dos Cem Anos.
b) Guerra da Reconquista.
c) Revolução de Avis
d) Revolução Gloriosa
me ajudem por favor e muinto urgente!!!!
e) Revolução da Santa Sé.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa C
Explicação:
O acontecimento descrito no texto trata-se da Revolução de Avis.
A Revolução de Avis consistiu em um conflito de ordem política e militar que aconteceu entre os anos 1383 e 1385 e envolveu o Reino de Castela e o Reino de Portugal.
Em 1383, com a morte de Dom Fernando I, a coroa de Portugal foi reivindicada por Dom Juan I de Castela, que estava caso com a herdeira do trono, Beatriz. Com isso, diversos problemas surgiram e a sociedade ficou dividida entre a nobreza, que apoiava a união com o reino de Castela, e a burguesia e a pequena nobreza, que não deseja que tal união acontecesse. Nesse contexto, estes últimos (burguesia e pequena nobreza), apoiaram o irmão bastado de Dom Fernando I, João, que era conhecido como "Mestre de Avis", para reivindicar o trono, que deu início a uma série de conflitos.
A Revolução de Avis é terminada com Dom João I sendo reconhecido como soberano de Portugal e Algarves e o início da dinastia de Avis no trono.
espero ter ajudado <3