POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL Pois bem, o Brasil não era bem uma terra intocada com um número pequeno de habitantes indígenas. Segundo dados publicados pela Funai (Fundação Nacional do Indio), a população indígena em 1500 era de aproximadamente 3.000.000 (três milhões) de habitantes divididos entre 1.000 povos diferentes, sendo que aproximadamente 2.000.000 (dois milhões) estavam estabelecidos no litoral do país e 1.000.000 (um milhão) no interior do país. Esses povos indígenas viviam espalhados por todo o território brasileiro que na época também tinha outro nome, PINDORAMA. Pindorama significa Terra das Palmeiras na Língua Tupi Guarani. Como os livros de história que você conhece narram muito bem, a natureza era mesmo exuberante, havia uma riqueza muito grande de BIODIVERSIDADE. Havia portanto, paisagens naturais e intocadas mas também existiam paisagens habitadas pelos povos indígenas. Os povos indígenas são conhecidos também como povos originários e viviam em perfeita harmonia om a natureza, ou seja, eles retiravam dela apenas o que precisavam para viver e se alimentar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A população indígena no Brasil representa um grande contingente de povos indígenas que, ao longo dos anos, sofreu um considerável decréscimo, seja por extermínio, seja por doenças trazidas pelos colonizadores. Esses povos já habitavam o território brasileiro muito antes da chegada dos portugueses e estão distribuídos nas cinco regiões do país. Muitos povos já entraram em contato com os costumes não indígenas, contudo, alguns grupos ainda vivem isolados. A Constituição Federal do Brasil de 1824 não contemplava a existência dos povos indígenas, considerando, assim, que a sociedade brasileira era homogênea. Já a Constituição Federal de 1988 passou a considerar a pluralidade étnica como direito, evidenciando a questão da proteção às comunidades indígenas e estabelecendo prazo para que suas terras fossem demarcadas.
Em 1910, foi criado o Serviço de Proteção ao Índio, sendo, portanto, o órgão federal responsável pela política indigenista. Já em 1967, foi criado a Fundação Nacional do Índio (Funai), cuja função está relacionada à delimitação, à demarcação, à regularização e ao registro das terras indígenas. É também de responsabilidade do órgão coordenar e implementar as políticas de proteção aos povos indígenas.
A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução. Foi após a década de 80 que esse cenário mudou e a população indígena voltou a aumentar. De acordo com o Instituto Socioambiental, os povos indígenas têm crescido em média 3,5% ao ano.
Então, a partir disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística passou a incluir os povos indígenas no censo demográfico. Segundo a Funai, a população indígena cresceu cerca de 150% na década de 90 devido ao aumento de pessoas autodeclaradas indígenas. O censo demográfico levou em consideração o pertencimento étnico, as línguas faladas e a localização geográfica, considerando também a população indígena residente fora das terras indígenas.