Pontos NEGATIVOS e POSITIVOS na colonização da AMÉRICA e da ÁFRICA.
Obgda
Soluções para a tarefa
Na América
Pontos Negativos:
- o modelo colonial de exploração, onde a função do Brasil era servir à metropole dentro do pacto colonial, ou seja, já nascemos destinados a servir de campo de exploração, onde as riquezas eram canalizadas para portugal...ou seja, não havia liberdade economica nem politica...
- a proibição de qualquer comércio com outra nação que não fosse a metropole portuguesa
- a proibição de fábricas de materiais que concorressem com a metropole
- a proibição de liberdade religiosa
- a proibição de ter imprensa ou editoras
Pontos positivos:
Unidade linguística, a introdução do Brasil no contexto ocidental internacional (construindo novas possibilidades de acordos políticos e econômicos) e a extensão do território.
Pontos negativos:
Exploração desenfreada dos recursos naturais brasileiros, opressão de costumes nacionais (índios sendo catequizados, não mais possuindo liberdade religiosa) e a opressão do crescimento econômico nacional para não haver competição com a metrópole.
Podemos apontar como pontos positivos da África:
Riqueza Cultural: a grande variedade de povos que se constituiu no continente africano possui uma vasta pluralidade cultural, capaz de se diferenciar amplamente em questão de quilômetros. São diversos em línguas, religiões e hábitos alimentares, por exemplo.
Riqueza Natural: o continente africano é bastante grande, e isso acaba garantindo uma variedade climática e de vegetação que influi na formação também da fauna local. Pode-se perceber animais bastante famosos por suas caracterizações nos cinemas e no imaginário, como leões, girafas e elefantes, por exemplo.
Como pontos negativos, podemos indicar:
Pobreza: os africanos, infelizmente, na maior parte dos países, possuem alta taxa de pobreza. Essa deficiência econômica é fruto da exploração europeia, dos conflitos internos, da incapacidade governamental e da corrupção.
Doenças: resultado da falta de condições básicas para a população. Doenças se espalham facilmente pelo continente africano, infelizmente fazendo muitas vítimas.
Guerras: conflitos entre diferentes grupos étnicos e países são comuns no continente. Isso porque, mesmo antes da ocupação europeia, já haviam guerras, mas com a entrada dos europeus e a confinação de grupos rivais em um mesmo território, houve um aumento da instabilidade.