Artes, perguntado por Karineo7, 1 ano atrás

Pontos negativos da festa labatut?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaalvesdsilva
0
O festejo da Independência da Bahia, no bairro de Pirajá, terminou nesse domingo (20/7), com a realização da Festa de Labatut. Comemorada há mais de 100 anos, a festa é uma homenagem a Pierre Labatut, um militar francês que combateu na Guerra de Independência do Brasil. A festa contou com desfile de blocos.

“É importante preservar essas festas na Bahia, principalmente se teve grande importância para a nossa história. Além disso, é um momento de lazer também, onde podemos nos divertir. É muito bom preservar isso”, disse a estudante Carla de Oliveira, 23, moradora do bairro de Pirajá.

A festa de Labatut existe desde 1853, criada quatro anos após a morte de Pierre Labatut. Nessa época, iniciou-se uma romaria ao túmulo do general que, até hoje, é reverenciado como o principal personagem da Independência da Bahia. A

Batalha de Pirajá é considerada um dos principais choques bélicos da guerra pela Independência da Bahia, sendo travada na área de Cabrito-Campinas-Pirajá. A principal batalha pela independência, em 1823, foi no Panteão (Pantheon) de Pirajá, situado no Largo de Pirajá.

Para a realização do festejo, que dura três dias, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) promoveu a interdição progressiva do tráfego no bairro de Pirajá, desde o início da tarde da última sexta-feira (18), na Estrada do Cobre (trecho compreendido entre a Via Local II e a Praça João Batista Mentes).

Ontem, das 7h30 à 1h de hoje, ficou proibido o estacionamento e circulação de veículos na Rua 24 de Agosto – final de linha de Pirajá Velha. Também foi proibido o estacionamento, das 12h às 18h, na Estrada de Pirajá – trecho compreendido entre a Praça General Labatut até a Praça João Batista.


Perguntas interessantes