Direito, perguntado por andradesocial2011, 11 meses atrás

Pondere a respeito do porquê de os saberes dos indígenas e quilombolas sobre agricultura e práticas alimentares não serem considerados conhecimento científico, enquanto o conhecimento produzido pelos pesquisadores a respeito desses saberes é considerado científico. Apresente, em seus argumentos, as características dos métodos científicos, usando exemplos extraídos do próprio texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
37

Porque estes saberes pertencem ao Senso Comum, ou seja, foram passados de geração em geração (tem relação direta com o fator cultural).

Desse modo, os saberes dos povos indígenas e quilombolas sobre agricultura e práticas alimentares estão relacionados à cultura local. Na prática, isso quer dizer que estes saberes não são dotados de nenhum tipo de comprovação científica, onde é possível observar estudos, resultados e conclusões (para verificar se são funcionais ou não).

Siga firme na direção dos seus sonhos!


jalineabril: obrigada
Respondido por BiomedCarol
8

Resposta:

Não são considerados conhecimentos científicos pelo fato de que os alimentos feitos nas comunidades, não passam por uma análise laboratorial, eles pertencem ao senso comum, onde não são medidos os valores energéticos para ter um controle de dieta balanceada. As refeições feitas nas aldeias, vem de gerações que não tiveram conhecimento sobre a qualidade dos alimentos, os saberes indígenas e quilombas sobre a prática alimentar é bem pequena pelo fato de não existir uma abordagem de estudo específico para aquelas refeições, onde não é possível observar estudos, resultados e conclusões para verificar se são funcionais ou não. Os métodos científicos, analisam desde o lugar de plantio, clima, terra, irrigação, crescimento, colheita, embalagem, rotulagem, meios de conservação e distribuição, tudo para garantir ao consumidor 100% de segurança, evitando doenças e oferecendo uma alimentação balanceada e saudável, já nas aldeias essa prática é desconhecida.

Explicação:

:)

Perguntas interessantes