“Política do café com leite” se refere a um momento específico da história do Brasil. Assinale a alternativa que explica essa frase. *
a) Rio Grande do sul e Pernambuco eram os responsáveis para as definições políticas em relação as eleições no Brasil.
b) Minas Gerais e São Paulo controlavam a política no país, revezando a indicação de candidatos à presidência, sendo ora paulista ora mineiro.
c) Minas Gerais, não aceita as determinações de outros Estados em relação as novas leis eleitorais que podiam determinar escolhas de candidatos que não passassem pela sua aprovação.
d) Minas Gerais e São Paulo, aceitam candidatos a presidente da Republica se não fossem de seus Estados dado a importância política dos mesmos
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra b, Minas Gerais e São Paulo
Explicação
Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo — com grande produção de café — e Minas Gerais — produtor de leite e maior polo eleitoral do país de então —, impedindo que o principal cargo do Poder Executivo fosse ocupado por representante dos interesses de outros estados economicamente importantes à época, como Rio Grande do Sul e Pernambuco. Essa política perdurou até a Revolução de 1930.
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
História,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás