Política de Desenvolvimento Econômico
As mudanças na sociedade têm gerado movimentos simultâneos e interdependentes de reestruturação das bases de regulação econômica, política e social. Na confluência desses movimentos percebe-se que o conceito de desenvolvimento vem se redefinindo. Inicialmente encarado como sinônimo de crescimento econômico, nos últimos 30 anos, o termo vem assumindo novo significado com adjetivos que buscam qualificá-lo, atribuindo-lhe novas dimensões. A noção de sustentabilidade, a ênfase no local, o fortalecimento da participação cidadã e a busca de valores éticos onde se inscrevam os processos de desenvolvimento têm influenciado não só as teorias sobre o tema, mas principalmente a sua prática. Esse processo de ressignificação é acompanhado da crescente atuação das redes locais como agentes promotoras do desenvolvimento. Lipietz e Benko (2000) chegam a apontar as relações sociais e os elos de reciprocidade gerados por elas como a própria substância do espaço local. Sendo assim, tais relações tornam-se determinantes para que a dinâmica do desenvolvimento ocorra ou não em uma região.
ANDION, Carolina. Análise de redes e desenvolvimento local sustentável. R AP Rio de Janeiro 37(5):1033-54, Set./Out. 2003. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6512/5096. Acesso em: 08/05/2015.
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as alternativas abaixo e assinale a resposta correta.
I - A nova abordagem de desenvolvimento tem como foco a priorização das potencialidades locais analisando-se as limitações e especificidades de cada localidade em busca de melhores condições sociais e econômica.
II - A abordagem do desenvolvimento local centrado no processo de exploração e desenvolvimento das potencialidades locais teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1975, como forma de recuperação dos países.
III - A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) se destaca pela crítica feita em relação ao tipo de desenvolvimento que deveria ser buscado pelos países “menos desenvolvidos” do Sul, mais especificamente os da América Latina.
Apenas a alternativa I é correta.
Apenas a alternativa II é correta.
Apenas a alternativa III é correta.
São corretas apenas as alternativas I e III.
São corretas apenas as alternativas I e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
São corretas apenas as alternativas I e II.
adilson2leite:
São corretas apenas as alternativas I e II. LETRA D
O presidente brasileiro, na data de 28 de abril, editou uma medida provisória cujo conteúdo era:
“
Art. 2º É permitido ao cidadão brasileiro, porém, plastificar seu documento de identidade, desde que o plástico possa ser facilmente retirado quando assim requerido por qualquer autoridade.
Esse ato é inconstitucional, pois carece da relevância e urgência.B
Esse ato é inconstitucional, pois, embora tenha nítida relevância e urgência, deixou de expor os motivos.
CEsse ato é constitucional, pois carece da relevância e urgência.
DEsse ato é constitucional, porque possui relevância e urgência.
E
Esse ato é inconstitucional, pois coloca em risco a segurança nacional.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás