Poema tirado de uma noticia deJornalJoão Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão semnúmero Uma noite ele chegou no bar Vinte de NovembroBebeuCantouDançouDepois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.Considerando o poema, avalie as afirmações a seguir.I. A ausência de um sobrenome convencional e de um número no barracão propicia aampliação de sentidos do poema.II. O discurso jornalístico imbricado no discurso poético comprova que a matéria-primautilizada em ambos pode misturar-se.III. O poema, retornando o registro jornalísfico, tem o objetivo de narrar em 3 a pessoa averacidade de um acontecimento cofidiano nas grandes cidades.IV. O que caracteriza o poema como tal é o fato de não contemplar todas as perguntasbásicas da notícia, já que não há um porquê para o fato.É correto apenas o que se afirma emO I e II.O I e III.@ III e IV.O I, Il e IV.II II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta é a letra A: I e II
I- Verdadeiro. O eu lírico optou por não colocar o número do barracão do Morro da Babilônia para que o leitor pudesse ter diferentes interpretações sobre o poema.
II- Verdadeira. No poema é possível notar que há uma mescla do texto literário com o texto jornalístico. O início do texto é marcado pela descrição, uma espécie de lide jornalístico, respondendo "quem", "onde", "como".
III- Falsa. O poema não tem o objetivo de apresentar a veracidade dos fatos, já que não se configura como um texto 100% jornalístico.
IV- Falsa. O texto é classificado como um poema, não como um texto jornalístico.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás