TEXTO 1A conceituação do termo ideologia tem sido marcada por transformações ao longo dahistória. Criado pelo pensador francês Desturt de Tracy (1754 - 1836), o termo ideologia, naexplicação de Alfredo Bosi, apresenta dois sentidos: "Há uma concepção ampla e flexívelde ideologia que se confunde um pouco com a cultura da época, o estilo, em que a ideologiaentra como um componente difuso na cultura. E há um senfido que foi desenvolvidoprincipalmente por Marx e Engels no livro A Ideologia Alemã, que precede O Capital, em que apalavra ideologia tem um sentido negativo — isto é, a ideologia é a racionalização que asclasses dominantes fazem do conhecimento da sociedade.A literatura e, por extensão, outras formas de expressão cultural podem oferecer aoleitor textos comprometidos ideologicamente com um grupo social ou uma ideia ouexercer o papel de uma contraideologia, criando uma literatura de resistência, explicaBosi.TEXTO 2Os mendigos assaltaram o depósito do lixão.Puseram nos sacos sobejos de valor. Foram pelas Cadeiras alegres, mas sem abrir a boca, ovento era frio e os dentes de sorrir doíam.Lá nos viadutos fizeram aparfilha. Quero a boneca praminha neta. Que nada, ela éminha!Sem conversa o chefe saltou sobre o da boneca e dividiu sua cara ao meio com uma giletada.O sangue quente nos dentes...Todos sacaram suas giletes e retocaram uns aosoutros. O velho barrigudo segurava a torneira dajugular.A nefinha aproveitou para tomar a boneca e correr, os cabelos espetando o vento, um olhoaberto e outro fechado, sorriso de brinquedo.Sãs e salvas, as duas moram no sinal.A boneca, olho fechado, olho aberto, mão estendida recebe asmoedas. O sujeito do outro Iado da rua tem planos para amenina.Considerando os textos apresentados, conclui-se que a narrativa do texto 2 evidencia@ uma perspectiva ideológica, idenfificada pelo interesse do narrador em combater aviolência contra crianças por meio da criação literária.O uma perspecfiva contraideológica, manifestada pela elaboração de um discurso narrativosensível à violência que afinge sujeitos em situação de marginalidade e vulnerabilidadesocial.O uma perspecfiva ideológica e contraideológica, marcada pela defesa dos sujeitosmarginalizados e pelo emprego de uma linguagem neutra na abordagem da violência.fÚ uma perspectiva ideológica, assinalada pela construção de um discurso panfletário afavor das camadas populares, que sofrem violência social.O uma perspecfiva contraideológica, alicerçada pelo discurso entrecruzado de narrador epersonagens que lutam pela boneca.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
A alternativa correta é a letra B: uma perspectiva contra ideológica, manifestada pela elaboração de um discurso narrativo sensível à violência que aflige sujeitos em situação de marginalidade e vulnerabilidade social
O texto 2 é caracterizado pela contraideologia, já que apresenta a história de moradores de rua que encontram uma boneca, mas que acabam sendo violentos uns com os outros.
A menina resolve pegar a boneca e se afastar dos dois moradores de rua, que são violentos.
O texto apresenta portanto a contraideologia, marcada pela literatura de resistência, que traz a vulnerabilidade social e marginalidade.
Fica presente quando os dois moradores de rua que brigam pela boneca e acabam ferindo-se com giletes.
Abraços!
Perguntas interessantes
Informática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás