PODERIAM RESUMIR? É URGENTE!
Muitas pessoas acreditam que para se ter saúde basta manter uma boa alimentação e evitar vícios que afetam o organismo. Outras, que a saúde depende de acesso a bons serviços de prestação de assistência pública ou privada.
Apesar de esses fatores - e muitos outros, em conjunto – serem indispensáveis para alcançarmos condições ideais de vida com saúde, faz-se necessário ressaltar que a higiene é um dos mais importantes para assegurar tais condições.
Quando nos referimos à higiene, falamos não apenas da individual, no dia-a-dia, como tomar banho e escovar os dentes. Além dessas ações, voltadas para o cuidado e preservação do corpo, todas aquelas direcionadas à manutenção da saúde mental também integram o que denominamos higiene pessoal.
Nessa perspectiva, o homem deve ser orientado a buscar uma vida equilibrada, reconhecendo, porém, que a saúde física e mental dependem de ações tanto individuais como coletivas.
No nível das ações individuais, para que as pessoas optem por adotá-las, faz-se necessário que saibam de sua importância e tenham condições de utilizá-las. Daí a relevância da educação e orientação para a saúde transmitidas nas esferas familiar, cultural e das ações governamentais.
Considerando-se o permanente inter-relacionamento do homem com os seus semelhantes e o meio ambiente, amplia-se sua responsabilidade no campo da higiene. Assim, ao nos referimos à higiene e sua relação com as condições de saúde da população não podemos pensar apenas na dimensão da responsabilidade individual.
Conseqüentemente, o conceito de higiene deve incorporar a dimensão social, que abrange os fatores econômicos e políticos, redundando na responsabilidade governamental.
Responsabilidade pessoal versus responsabilidade governamental
Visando elucidar os limites que determinam o que, em termos de higiene, corresponde às responsabilidades pessoal e governamental, utilizaremos uma exemplificação pertinente à alimentação.
Todos sabemos a importância das verduras, legumes e frutas. No nível pessoal, ao decidir comer um tomate você o lavará antes de acrescentá-lo à sua salada, bem como as mãos antes de fazer a refeição.
Embora você tenha sido cuidadoso, isto de nada adiantará se medidas de responsabilidade governamental não tiverem sido anteriormente tomadas. Por exemplo: o tomate, tão cuidadosamente lavado, pode conter agrotóxicos caso o governo não tenha estabelecido uma política de controle de pesticidas; e a água pode não ter sido adequadamente tratada se não houve investimentos na rede de abastecimento de sua cidade ou bairro.
Outro exemplo significativo que permite a observação dos limites que diferenciam a responsabilidade pessoal da governamental, no tocante à higiene, é a fiscalização de restaurantes, bares e lanchonetes.
Esses estabelecimentos servem alimentos largamente consumidos pela população. Por isso, além de sofrerem a “fiscalização” do consumidor – que pode denunciar, optar por comer em outro lugar, etc. -, devem ser fiscalizados pelo governo, a fim de que cumpram as rigorosas medidas de higiene necessárias para evitar doenças.
As responsabilidades dos governos federal, estaduais e municipais estendem-se aos âmbitos da educação e cultura, e à adoção de políticas públicas voltadas para o investimento nas áreas de saúde e meio ambiente.
Reflita, pesquise e responda
1. O que você considera necessário para se ter saúde?
2. Explique a afirmativa: “ O homem deve ser orientado a buscar uma vida equilibrada, reconhecendo, porém, que a saúde física e mental dependem de ações tanto individuais como coletivas”.
3. Quais as responsabilidades governamentais no que se refere às medidas coletivas de promoção e proteção da saúde?
4. As medidas individuais isoladas são suficientes para garantir a promoção e proteção saúde? Justifique.
5. Marque a afirmativa CORRETA. As ações individuais voltadas para o cuidado e a preservação do corpo dependem de as pessoas:
a) Optarem por adotá-las;
b) Saberem de sua importância;
c) Terem condições de utilizá-las;
d) Todas estão corretas.
UNIDADE III - PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
O primeiro aspecto a ser destacado, com vistas à compreensão de questões que envolvem o tema promoção da saúde, é o conceito que sustenta as propostas de atuação nesta área. Assim, para iniciarmos a discussão sobre as ações de enfermagem em saúde coletiva, é fundamental recuperarmos o entendimento do processo saúde-doença considerando-o resultante de determinada organização social e influenciado por diversos aspectos que caracterizam a inserção social dos indivíduos e grupos em busca de melhor qualidade de vida.
(TEM CONTINUAÇÃO DO TEXTO)
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
o que vc realmente quer que faca ...resumir os textos e responder as perguntas
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás