Geografia, perguntado por LadyUchiha, 7 meses atrás

Poderiam me ajudar? Se você não souber por favor não responda.

▪︎Atividade Complementar.

O mapa representa uma divisão territorial hipotética dos estados no Brasil.

Essa divisão ocorreria caso propostas existentes fossem aprovadas pelo Congresso Nacional.

Após analisar o mapa, façam as atividades indicadas.

(Minha região é o Amazonas)

1. Identifiquem, em sua região, se há alterações propostas.
Vejam se haveria divisão no Amazonas.

2. Pesquisem em sites oficiais do governo do estado do
Amazonas se essas propostas estão sendo levadas adiante.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurmonteirocolli
34

Explicação:

Propostas de criação de unidades federativas do Brasil estão em discussão e em diferentes estágios de tramitação no Congresso Nacional atualmente.[1][2] Chegou a ser proposta oficialmente a criação de 18 novos estados e três novos territórios federais, o que elevaria o total de unidades da federação para 48.[3] A região com o maior número de unidades federativas seria a região Norte, enquanto a região Sul seria a única com uma unidade federativa nova.[4] Os estados com estágio de criação mais avançados são Gurgueia,[5] e Maranhão do Sul,[5] ambos na região Nordeste.

Com vista a organizar e acelerar o debate e trâmites no Congresso, foi instalada, em 2003, a Frente Parlamentar sobre a Criação de Novos Estados e Territórios, por iniciativa dos deputados federais Ronaldo Dimas (PSDB-TO) e Sebastião Madeira (PSDB-MA).[6] Segundo a proposta, esse seria um mecanismo para conduzir a divisão territorial do País como forma de reduzir as desigualdades socioeconômicas e favorecer o desenvolvimento das regiões menos assistidas pelo Poder Público.[7] A ideia é seguir o exemplo bem sucedido do estado do Tocantins.[6][8] Os projetos da região Norte também foram submetidos à Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR). Caso os projetos sejam aprovados no Congresso, o passo seguinte é conduzir um plebiscito junto aos moradores de cada estado, com a coordenação do Tribunal Superior Eleitoral. Havendo aprovação nas urnas, a proposta é encaminhada ao Palácio do Planalto, para que o presidente da República envie ao Congresso um projeto de lei complementar propondo a criação da nova unidade.[1]


hudsonn15: Mas enfim, as propostas de divisão estão sendo levadas adiante?
Respondido por reinaldoricarte
1

1. Na região do amazonas ocorreriam 3 divisões territoriais, com a formação dos seguintes estados :  Juruá, Solimões e Alto Rio Negro.

2. Existe a proposta de lei nº 725/00, na câmara federal, que propõe a elaboração de um plebiscito para a possível emancipação de três estados autonômonos na região política do amazonas: Juruá, Solimões e Alto Rio Negro. Porém, o projeto foi engavetado na CCJ ( Comissão de Constituição, justiça e cidadania) da câmara federal .

O plebiscito e a formação de novos estados

É possível aumentar o número de estados no Brasil. A constituição federal reconhece essa possibilidade mediante  a um projeto de lei na camara federal e a formação de uma consulta pública com os cidadãos do estado, na forma de um plebiscito.

O Plebiscito é uma maneira de democracia direta, isto é, possibilita aos cidadãos votarem para os projetos de lei. Desde a redemocratização os plebiscitos nacionais aconteceram em duas ocasioẽs: no referendo dos armamentos em 2005 e no plebiscito para a escolha da forma de governo em 1993.

Saiba mais sobre a amazonia: https://brainly.com.br/tarefa/42865241

Anexos:
Perguntas interessantes