História, perguntado por jhyun569, 10 meses atrás

Poderiam me ajudar?
É avaliativo.

1– Que outras atividades econômicas se desenvolveram no Brasil colonial além do cana de açúcar?

2– explique as consequências para o Brasil da união Ibérica.

3– explique o que foram as bandeiras quais as suas consequências.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
Olá, tudo bem?

1)Durante o período
colonial, a principal atividade econômica foi o plantio e exportação da cana de açúcar, até meados do século XVII.
No início da colonização, o território foi
explorado com a extração de
recursos naturais, como árvores, peles de animais, ervas, entre outros. Com o
descobrimento de minas de ouro, essas também entraram na atividade econômica brasileira.

Sendo assim, temos:

1º agricultura de
exportação

2º extração de
metais preciosos

3º exploração da
natureza

2)A União Ibérica foi o período entre 1580 e 1640 no qual Portugal não possuía um rei próprio - por uma série de infortúnios sofridos pela família real portuguesa - de modo que o Estado português ficou, neste período, sob a tutela da monarquia espanhola.

Para o Brasil há poucas consequências dignas de nota deste processo: antes da União Ibérica era uma colônia que devia impostos e obediência à sua metrópole, devendo também obedecer ao monopólio colonial, durante a união a situação não se alterou de modo significativo - seguiu uma colônia que devia obrigações coloniais em relação à sua metrópole.

Podemos destacar neste momento apenas o fato de a União Ibérica ter ajudado a expulsar os invasores holandeses no Brasil, no final do século XVI e o auxílio espanhol no combate aos piratas na costa brasileira no século XVII.

3)As Bandeiras foram expediçõs do Brasil colonial financiadas por particulares (senhores de engenho, donos de minas, comerciantes). Essas expedições tinham como objetivo predominante capturar os índios e escravos fugitivos, procurar por pedras e metais preciosos e colonizar o Brasil.

As principais conseqüências das bandeiras foram a exploração e consolidação do território nacional, sobretudo frente aos espanhóis, o fornecimento de mão-de-obra através da captura de índios e destruição de seus assentamentos, o que cumpria também a função de permitir mais facilmente o estabelecimento e a expansão das vilas portuguesas no interior do território; e o fortalecimento da economia e da ordem estabelecida através da destruição dos quilombos.

Além disso, os bandeirantes se tornaram mitos nacionais e são vistos como heróis paulistas, contribuindo para a formação da identidade nacional brasileira, com nomes como Manuel da Borba Gato, Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera), Fernão Dias, entre outros.



Espero ter ajudado!!
Perguntas interessantes