1.O estudante que se dedicou será recompensado com a vitória.
2. O estudante, que se dedicou, será recompensado com a vitória.
Explique as diferenças de sentido entre os enunciados.
b) O que, do ponto de vista gramatical, produz essas diferenças.
Soluções para a tarefa
Vamos analisar a frase de número 1: (Oração coordenada explicativa)
O estudante (sujeito)
que se dedicou será recompensado com a vitória (predicado)
Nessa primeira oração se refere ao estudante que tem por qualidade (característica) a dedicação e esse será recompensado. Traz uma noção equiparada a: Paulo que é dedicado ao estudos será recompensado com a vitória.
Frase de número 2: (Oração subordinada substantiva restritiva)
O estudante (sujeito)
que se dedicou (aposto)
será recompensado com a vitória (predicado)
Nessa oração, o aposto restringe a vitória aos estudantes que se dedicaram e somente à esses.
Resposta:
Na escrita, as orações subordinadas adjetivas explicativas vêm separadas por vírgulas. Quando você estiver escrevendo seus textos deve ficar atento ao sentido que pretende que o leitor associe às orações adjetivas. Se for um sentido explicativo, deve-se utilizar a vírgula antes do pronome relativo, pois se não o fizer, seu leitor poderá interpretar tais orações como restritivas. Veja que a mesma oração nos períodos abaixo pode receber duas interpretações:
Explicação:
I) O estudante que se dedicou será recompensado com a vitória. (sentido restritivo: há mais de um estudante e aquele que se dedicou será recompensado com a vitória)
II) O estudante, que se dedicou, será recompensado com a vitória. (sentido explicativo: o único estudante que se dedicou será recompensado com a vitória)
A vírgula exigida na escrita das orações adjetivas explicativas tem, portanto, a finalidade de indicar um dos sentidos possíveis, sobretudo quando existe, como nos exemplos acima, a possibilidade das duas interpretações.