poderia me ajudar em uma atividade de proteção textual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É comum se vê no Brasil cachorros e gatos abandonados nas ruas das cidades, fato que caracteriza um tipo de mau trato. Imagine se Eduardo Dusek, roqueiro brasileiro da década de 80, cantasse hoje a música ¨rock da cachorra¨ a qual tem como refrão a frase ¨troque seu cachorro por uma criança pobre¨. Parece até que a população resolveu escutá-lo ao ver tantos animais abandonados, que segundo Organização mundial da saúde(OMS) chega 30 milhões no Brasil, em 2014. Providências devem ser tomadas pois o grande número de animais soltos nas ruas podem transmitir doenças para as pessoas, elevando o problema em nível de saúde pública.O Brasil já tem muitos problemas a serem resolvidos mas não pode deixar que esse panorama no qual vemos tantos animais abandonados continue, pois retrata a frieza das pessoas e o descaso do poder público, manchando a imagem da sociedade diante do desprezo aos seus animais. Para se ter uma ideia do abandono, existem dois cachorros nas ruas para cada gato em igual situação. Pessoas e ONGs têm trabalhado no sentido de diminuir essa população desprotegida, no entanto, o problema continua. Esses animais precisam na verdade é de um lar, o que só pode ser resolvido se alguém adotá-los.
Além da falta de pessoas dispostas a adotá-los temos também o abandono do poder público, o qual precisa perceber a gravidade do problema, pois esses animais soltos pelas ruas podem transmitir para os seres humanos, com mais facilidades, algumas doenças, as quais poderiam ser evitadas por vacinação se estivessem sob o controle do estado, como é o caso da raiva canina e do calazar, elevando assim o problema à categoria de saúde pública. No Brasil já existem muitos hospitais veterinários, mas a grande maioria são particulares. Está faltando ampliação do atendimento público gratuito a esses animais.
Portanto, o Ministério da saúde, em parceria com estados e municípios, por meio de ONGs e de pessoas dispostas a ajudar, devem fazer campanhas propondo a adoção de animais abandonados, garantindo assim o bem-estar do animal e da população em geral. Além de autorizar os centros de zoonoses, após recolhimentos feito pelas ¨carrocinhas¨, a fazerem não só a vacinação mas também a castração, evitando que multiplique-se cada vez mais o número desses animais abandonados, evitando, dessa forma, a proliferação de doenças para os humanos por meio de animais soltos nas ruas.