Podemos marcar oficialmente o início do Movimento Moderno no Brasil com a Semana de Arte Moderna de 1922 em S. Paulo, no ano do Centenário da Independência, que, apesar de não ter nenhum expoente arquitetônico, foi fundamental para o aceite de uma Arquitetura Modernista. Este movimento insere-se nos movimentos racionalistas das duas primeiras décadas do século XX, já que, além de romper com o academicismo, buscava apresentar uma visão genuinamente brasileira das artes. À similaridade do Manifesto Antropofagismo proposto por Oswald de Andrade, que tinha por objetivo a deglutição da cultura do “outro externo”, a Arquitetura Moderna no Brasil teve a colaboração de dois arquitetos estrangeiros. Um deles, o franco-suíço, _________ com sua contribuição no projeto do _____________, tendo sua proposta reinterpretada por um grupo de jovens arquitetos cariocas, que posteriormente foram nacionalmente reconhecidos na ___________. O outro, em S. Paulo, o ucraniano ________, formado na Itália, propunha uma casa livre de todos ________, cujo jardim era pleno de espécies genuinamente brasileiras, acabará unindo-se à __________. A partir de uma leitura atenta assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Escolha uma:
a.
Le Corbusier, Vila Savoye, CIAM, Mies Van der Rohe, adornos, Escola Paulista
b.
Le Cobusier, Min. Educação e Saúde, Escola Carioca, Gregori Warchavchik, adornos, Escola Paulista.
c.
Mies Van der Rohe, Pavilhão de Barcelona, CIAM, Le Corbusier, os pilotis, ENBA
d.
Le Cobusier, Min. Educação e Saúde, CIAM, Gregori Warchavchik, adornos, CIAM
e.
Gregori Warchavchik, Min. Educação e Saúde, Escola Paulista, Le Cobusier, adornos, Escola Carioca
Soluções para a tarefa
olá1
no caso em questão podemos afirmar que a resposta correta é a letra b, qual seja: b. Le Cobusier, Min. Educação e Saúde, Escola Carioca, Gregori Warchavchik, adornos, Escola Paulista.
isso porque o texto da questão diz respeito ao modernismo brasileiro e seus principais aspectos. importante salientar que o modernismo é um movimento eminentemente brasileiro que tinha como principal característica a utilização da arte como forma de protesto e também como um objeto político para demonstrar desigualdades sociais.
espero ter ajudado!
Resposta: d)
Le Corbusier, Min. Educação e Saúde, Escola Carioca, Gregori Warchavchik, adornos, Escola Paulista.
Explicação:
Um deles, o franco-suíço, Le Corbusier com sua contribuição no projeto do Min. Educação e Saúde, tendo sua proposta reinterpretada por um grupo de jovens arquitetos cariocas, que posteriormente foram nacionalmente reconhecidos na Escola Carioca. O outro, em S. Paulo, o ucraniano Gregori Warchavchik, formado na Itália, propunha uma casa livre de todos adornos, cujo jardim era pleno de espécies genuinamente brasileiras, acabará unindo-se à Escola Paulista.