Podemos identificar na Terra diferentes zonas climáticas. Por que existe essa diferença? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O planeta Terra tem uma forma aproximadamente esférica. Por isso, os raios solares não incidem da mesma maneira e com a mesma intensidade, em todos os pontos do nosso planeta. Esse é um dos fatores mais significativos na determinação da localização dos diferentes tipos de climas e da distribuição da temperatura sobre o globo.
Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical. A distância entre esses paralelos é medida em graus, que partem do Equador, em direção aos pólos
O Equador é o paralelo 0º e vai aumentando à medida que se distancia em direção aos polos até atingir 90º, para norte ou para sul. Há também outros paralelos que devemos conhecer, pois são essenciais para entender as zonas climáticas ou zonas térmicas terrestres. São eles:
Linhas imaginárias
Círculo Polar Ártico – 66° N (está localizado no paralelo 66° de latitude norte)
Trópico de Câncer – 23° N (está localizado no paralelo 23° de latitude norte)
Trópico de Capricórnio – 23° S (está localizado no paralelo 66° de latitude sul)
Círculo Polar Antártico – 66° S (está localizado no paralelo 66° de latitude sul)
Latitude: é um dos fatores climáticos, que exercem influência sobre o clima. É a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Varia de 0 a 90 graus, para norte ou para sul.