História, perguntado por AlanaKlarc, 7 meses atrás

podemos dizer que, após o Renascimento, a sociedade europeia:

A) buscou por um novo modo de pensar baseado na religião.

B) propagou o respeito cultural e a defesa dos direitos humanos.

C) renovou seu espírito de aventura e organizou as Cruzadas.

D) valorizou os seres humanos e suas capacidades.​


dasilvaribeiroanaluc: Oi
AlanaKlarc: oi? Sabe a resposta?
dasilvaribeiroanaluc: acho que é a letra B
AlanaKlarc: Valeu meu manooo
dasilvaribeiroanaluc: tudo bem com vc
AlanaKlarc: tudo sim mano e você??
dasilvaribeiroanaluc: também

Soluções para a tarefa

Respondido por juju10wbtsBP101
0

Resposta:

O Renascimento Cultural foi um movimento laico (não eclesial), racional e científico ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI, que influenciou profundamente o mundo ocidental desde então. Mas em que consistia este movimento e por que foi tão importante?

A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica. Dessa forma, o Renascimento foi uma ruptura com a Idade Média, mas que dependeu do trabalho de muitos eruditos deste período para florescer, devido ao trabalho de preservação e reprodução das obras dos pensadores da Antiguidade.

Em contraste com a Idade Média, que produziu uma cultura profundamente religiosa, o Renascimento tinha como elemento central o Humanismo, que valorizava o ser humano, a criação privilegiada de Deus. Dessa forma, o Renascimento pregava o antropocentrismo, que consistia em entender o universo tendo o homem como seu centro, e não mais Deus, como pregado pelo teocentrismo medieval. Frente a esse entendimento do mundo, o homem deveria usar sua razão para conhecer a natureza e as demais coisas existentes. A razão seria ainda um dom de Deus, que aproximava o homem dele através da criatividade e da genialidade, assemelhando as capacidades de ambos, já que Deus criou o homem, o homem poderia criar uma infinidade de coisas.

O Renascimento se desenvolveu primeiramente em algumas cidades italianas, propagando-se posteriormente para o resto da Europa, esse movimento se desenvolveu em várias áreas do conhecimento. Na ciência, destacaram-se Nicolau Copérnico (1473-1543), Giordano Bruno (1548-1600) e Galileu Galilei (1564-1642) pelo desenvolvimento da teoria heliocêntrica, cuja ideia se baseava na centralidade do Sol no universo. Essa ideia era contrária a da igreja que acreditava desde a Antiguidade que a Terra era o centro do universo. Essa concepção ilustrou o renascimento científico, retirando a explicação do mundo e da natureza das mãos da igreja, buscando explicações através de experimentos e do uso da razão.

Na arquitetura, destacou-se Filippo Brunelleschi, que passou a utilizar o cálculo matemático como base de projetos de construção, retomando aspectos arquitetônicos greco-romanos. Na área da política e da organização do Estado, temos Nicolau Maquiavel (1469-1527), que escreveu O Príncipe, uma obra em que ele deu orientações de como um monarca deveria governar para manter um poder forte e centralizado. O termo maquiavélico surgiu do nome desse pensador, apesar de hoje se referir a um aspecto negativo.

Na Literatura, vários foram os escritores que se destacaram, como Dante Alighieri (1265-1321) com a obra A Divina Comédia, Erasmo de Roterdã (1466-1536) com o Elogio da Loucura, Rabelais com Gargantua e Pantagruel, William Shakespeare com muitas peças teatrais, dentre vários outros.

Mas a área da produção artística que mais enche os olhos dos observadores contemporâneos são as pinturas e as esculturas produzidas no período. Pode-se destacar Leonardo da Vinci, com uma grande variedade de atividades, sendo a principal obra a Monalisa. Tem-se ainda Sandro Botticelli, com a genial obra Nascimento de Vênus, em que mistura elementos pagãos e religiosos, nessa obra sua busca pela beleza alcançou o ponto máximo. Há ainda Michelangelo Buonarotti, que trabalhou como pintor e escultor, sobressaindo o teto que pintou na Capela Sistina, no Vaticano, e a escultura Pietá, em que Maria tem nos braços seu filho Jesus. Por fim, pode-se ainda falar de Piter Brueghel, que retratava temas do cotidiano da sociedade, incluindo festas populares e os homens do povo, como é possível ver na tela Dança dos Camponeses, de 1568.

Por Tales Pinto

Graduado em História

Botticelli foi um dos grandes pintores do século XV, com destaque para a obra Nascimento de Vênus

Botticelli foi um dos grandes pintores do século XV, com destaque para a obra Nascimento de Vênus

Por Escola Kids

Versão completa

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM

PORTUGUÊS

Arcadismo

HISTÓRIA

Arte Barroca

HISTÓRIA

Contrarreforma Católica

HISTÓRIA

Quatro artistas do Renascimento

ÚLTIMOS ARTIGOS

AMENSALISMO

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.

CAMELOS

Camelos são animais mamíferos que se destacam por possuírem duas corcovas, que funcionam como reserva de gordura, ajudando-os em momentos de escassez de alimento.

MAOMÉ

Maomé ou Muhammad é o profeta do islamismo. Segundo a tradição islâmica, foi por meio das pregações dele que o islamismo surgiu como religião no século VII.

Explicação:

espero ter ajudado


dasilvaribeiroanaluc: Oi
juju10wbtsBP101: oi
dasilvaribeiroanaluc: tudo bem
dasilvaribeiroanaluc: vc é homem ou mulher
jujuff29292: qual letra que é?
jujuff29292: pfv
juju10wbtsBP101: mulher
juju10wbtsBP101: tem mais possibilidade de ser o B
Perguntas interessantes