Podemos dividir o continente americano de várias formas diferentes, dependendo do critério adotado para a divisão. O mapa abaixo é um exemplo deste tipo de classificação. O critério adotado para a divisão do mapa acima foi:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você já percebeu que quando determinados locais são muito grandes, a melhor coisa a se fazer, é dividir para melhor administrar e estudar.
Pois bem, isso acontece com os continentes também. Por isso, na PERGUNTA , sobre O CONTINENTE AMERICANO E SUAS regionalização do continental.
O continente americano tem uma grande extensão latitudinal.
Ou seja, o continente é muito extenso de norte a sul. Ele chega no Polo Norte e quase alcança o Polo Sul.
Como está dividido o continente americano .
A sua dimensão somada ao contexto histórico da América, como a questão da colonização, fez com que ele apresentasse características bastante distintas.
Assim, houve a necessidade de regionalização do continente americano.
Mas há apenas uma forma de dividir o continente?
Claro que não!
A divisão depende da referência e da intenção do autor do mapa. Dessa forma, surgiram várias maneiras de dividir a América, mas apenas duas são as mais utilizadas: a geográfica e a cultural.
América do Norte .
Apesar de a América do Norte englobar apenas Canadá, Estados Unidos e México, é um subcontinente relativamente grande.
A maior parte do território está situado na zona climática subtropical. Mas o norte do Canadá já faz parte da na zona polar, e o centro-sul do México está situado na zona tropical do norte.
Enquanto as fronteiras entre os países aparece de forma bem retilínea – principalmente entre EUA e Canadá, os limites litorâneos são bem recortados.
No norte do continente fica localizada a Groelândia, que apesar de estar no continente americano, pertence à Dinamarca.
Lista de países da América do Norte:
Canadá
Estados Unidos
México
América central
A América Central é o menor parte do continente americano. Mesmo assim, é subdividida em duas partes: América Central Continental (ligação entre América do Norte e América do Sul) e América Central Insular (ilhas). Ela é formada por 21 países, e a maioria deles são ilhas.
Embora seja muito menor do que a América do Sul e a América do Norte, a América central é a região do continente com o maior número de vulcões ativos. Outra peculiaridade é que ali foi construída uma ligação direta entre os oceanos Pacífico e Atlântico: o Canal do Panamá. Assim, não é preciso contornar o continente americano inteiro para atravessar os oceanos.
Apesar de estar totalmente na zona intertropical, há três faixas de climas neste sub - continente. Isso ocorre por causa da altitude do relevo: as “terras quentes” até 910 metros, “terras temperadas” de 915 até 1830 metros e as “terras frias” até os 3050 metros de altitude.
Lista de países da América Central:
Antígua e Barbuda
Bahamas
Barbados
Belize
Costa Rica
Cuba
Dominica
El Salvador
Granada
Guatemala
Haiti
Honduras
Jamaica
Nicarágua
Panamá
República Dominicana
Santa Lúcia
São Cristóvão e Névis
São Vicente e Granadinas
Trinidad e Tobago
América do Sul
Esse subcontinente é formado por 13 países e o maior deles é o Brasil, ocupando 47,7% do território sul-americano. Como o Brasil faz parte de quase metade do território, as características físicas da América do Sul se assemelham com as dele.
Divisão cultural do continente americano
Também chamada de divisão socioeconômica, divide a América em duas partes apenas: a América Anglo-Saxônica e a América Latina. Essa divisão leva em conta a língua falada e a condição econômica dos países
América Anglo-Saxônica
A população da América Anglo-Saxônica foi formada, predominante, por ondas de imigrantes originados da Inglaterra, Irlanda, Holanda, Escócia, França e Alemanha.
Composta apenas pelo Canadá e os Estados Unidos, é a região onde predomina o maior desenvolvimento econômico e social do continente americano. A colonização foi de povoamento em que as metrópoles pouco exploraram dessa área.
A língua predominante é o inglês, contudo, há um grande grupo dentro do Canadá que tem o Francês como língua oficial.
América Latina
Dentro da divisão cultural, a América Latina foi formada pelos países que se constituíram a partir da ocupação de imigrantes originados da Espanha e de Portugal nos primeiros séculos após o descobrimento. Por isso a língua predominante é o castelhano. No entanto, há países que falam português, francês, holandês e inglês.
Mais tarde, a população da América Latina foi complementada por imigrantes em menor número da Itália, Alemanha, Japão e pequenos contingentes de países do Leste Europeu.
Formada pelos países que estão mais ao sul dos Estados Unidos, é um grupo bastante heterogêneo quando se trata de economia. Isso porque há países emergentes, como o Brasil, Argentina, Chile e México, mas há também países que apresentam um grau econômico de muita miséria, como o caso do Haiti.
Explicação:
Primeiramente = você estuda o continente americano com uma divisão clássica em em três partes:
América do Norte
América Central
América do Sul.
A estrutura física, ou seja, a formação das bordas continentais, e a origem da ocupação europeia é que “mandam” nessa divisão.
ESPERO TER AJUDADO.
ABAIXO UMA IMAGEM DO MAPA.