Podemos considerar, segundo inúmeras pesquisas produzidas pelas universidades, que os livros didáticos apresentam os seguintes problemas quando os analisamos segundo uma perspectiva das relações étnico-raciais e da promoção da igualdade racial: I- A maioria dos livros didáticos traz uma representação muito simplificada dos fatos históricos, acabando por estigmatizar ou caricaturar segmentos sociais como mulheres, negros, idosos e trabalhadores, por exemplo, colaborando com o reforço de estereótipos; II- A invisibilidade desses segmentos sociais desfavorecidos, que aparecem representados no conjunto dos conteúdos didáticos numa relação desproporcional àquela existente na sociedade brasileira; III- A falta de representatividade negra ou de figuras de pessoas negras desempenhando os mais diversos papéis sociais, por exemplo, faz com que a criança afrodescendente não tenha parâmetros de igualdade e diversidade para a construção de sua identidade étnico-racial. Estão corretas as alternativas: Escolha uma: a. Somente a III b. II e III c. I e II d. I e III e. I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
Resposta:
RESPOSTA: I, II e III
Explicação:
Respondido por
0
Os livros didáticos são essenciais para uma boa aprendizagem. Porém, eles possuem erros como simplicidade dos fatos, invisibilidade de algumas classes sociais vulneráveis e pouca representatividade da população negra. Portanto, todas as assertivas estão correta: I - II e III.
A cultura negra nos livros didáticos brasileiros
No Brasil, os livros didáticos são obrigados a representar a história da cultura negra em suas páginas, haja vista que é a origem do país, bem como está previsto na lei de diretrizes básicas da educação nacional.
Aprenda mais sobre educação aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51226704
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes