Podem resolver e de alguma forma explicar de uma forma simples? (Termoquímica)
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) -225 kJ/mol
b) Exotérmica
c)+225 kJ/mol
Explicação:
Bem, essa questão é bem simples, espero que também ache isso depois dessa explicação:
Para a termodinâmica e termoquímica a análise da variação de energia interna de algo, não depende do caminho, mas sim do estágio inicial e do estágio final, talvez não tenha entendido né ? Vamos tentar ser mais simples.
Usando a sua questão: CO + NO₂ iniciaram a reação com 0 de entalpia, seguindo o caminho da reação você nota que subiu muito a entalpia e depois desceu. Mas essa subida e essa descida não faz diferença da sua vida. Poderia ter até um desenho aí, se começar e terminar nos mesmos valores de energia interna, é a ''mesmíssima" reação que mudou apenas o caminho dela.
Resumindo: Só importa onde começa e onde termina esse gráfico !! NA TERMOQUÍMICA !! pois bem, vamos às perguntas:
Item (a):
Entalpia da reação direta: é a variação da entalpia analisando da forma direta, isto é, observando da esquerda para a direita o gráfico.
(Lembrando em questões de termoquímica com gráfico ignore o caminho, olhe o começo e o fim. A não ser que haja sub-reações pelo caminho que precisam ser analisadas também)
Começamos a reação com 0 de entalpia e terminamos com -225 kJ.mol⁻¹
ΔH = Hₙ-H₀
ΔH = -225 - 0 = -225 kJ.mol⁻¹
Item (b):
Nesse item precisamos apenas dizer se a reação absorveu energia (endotérmica) ou se a reação liberou energia (exotérmica) e como bem sabemos se a entalpia diminuiu ela TEM que ter sido liberada.
Portanto, é exotérmica.
Item (c):
Entalpia da reação inversa: é a variação da entalpia, porém se a reação tivesse sido ao contrário, ou seja, vamos olhar o gráfico da direita para a esquerda. Pois bem olhando da forma contrária CO₂+NO iniciaram a reação com -225 kJ/mol e terminaram com 0 kJ/mol, sendo assim:
ΔH = Hₙ-H₀
ΔH = 0 -(-225)=+225 kJ/mol