Matemática, perguntado por juliarezende11, 1 ano atrás

Podem me ajudar explicando facilmente operações com fração?

Soluções para a tarefa

Respondido por rodssbrandao
1
Soma de fração: soma a parte de cima (numerador) somente se a parte de baixo (denominador) forem iguais nas duas frações, ou se não estiverem, basta fazer o famoso M.M.C. (Mínimo Múltiplo Comum)

-> 2/3 + 2/3 = 4/3
-> 2/4 + 2/5=
~Mmc de 4 e 5 é 20~

2.5* + 2.4* =
______________
20

* esses números que acompanharam o 2 surgiram pela divisão do MMC pelo denominador (parte de baixo da fração) que, após achar o quoeficiente, deverá SEMPRE ser multiplicada ao numerador (parte superior)

10 + 8 => 18
--------- ----
20 20**

** nesse caso nunca irá cortar o denominador pois não se trata de uma equação onde se utiliza os 2 "lados" ao mesmo tempo, se por acaso existisse um x no lugar de 0, dever-se-ia multiplicá-lo pelo 20 (uma vez que na divisão pelo seu dominador -que é 1- restaria apenas 20) e depois poderia cancelar os denominadores, uma vez que você encontraria uma forma de extremos por meios (ou o famoso cruz-credo) que iria anular o 20 do demoninador de qualquer maneira...

Subtração= mesma regra da adição

Multiplicação= não importa quem tá em cima ou embaixo, multiplica normalmente!
Todavia, somente numerador c/ numerador E denominador c/ denominador!

2/3 . 5/9 = 10/27

Divisão= pelo caso da fração já ser uma simbologia de divisão, você nada mais, nada menos estará fazendo uma divisão d'outra divisão... Mas em termos simples: você vai conservar a fração que oculpa o numerador e MULTIPLICÁ-LA pelo INVERSO da fração do denominador ("conserva a 1ª e multiplica pelo inverso da 2ª")

2/3 / 4/5 =

2/3 . 5/4 = 10/12 (claro que sempre que der para simplificar por um número comum, você terá de fazer isso... Como nesse caso, o fator comum é o número 2)
10:2 5 #
--- = -----
12:2 6

# Diz-se desta como fração IRREDUTÍVEL, por não haver fator comum que possa dividí-los para simplificar

Abraços,
Nordestino
Perguntas interessantes