Pode se dizer q o romance triste fim de policarpo Quaresma faz uma crítica a sociedade da época. Qual é o alvo dessa crítica ?
Soluções para a tarefa
Lima Barreto faz críticas à sociedade brasileira, expressa no modo irônico como o autor representa as personagens exemplares de segmentos sociais da época, quais sejam, os militares os políticos, os funcionários públicos. Alem disso, faz uma análise do papel de mulher nessa sociedade e a denúncia da péssima condição da vida das classes populares. Entretanto, tem como alvo de maior sátira o "florianismo". De posse do conteúdo explorando no primeiro e segundo capítulos, verificamos que os recursos utilizados pelo autor mostram que o ufanismo de policarpo, o seu incondicional amor à pátria, não resolveria os problemas do Brasil.
Com exceção dos meses passados no Sossego, a obra se ambienta, como outras de Lima Barreto, no Rio de Janeiro e, sobretudo, nos seus subúrbios. Há um plano de fundo maravilhosamente bem retratado, econômica, social e folcloricamente: o sossego das ruas da periferia, as fofocas, a vigilância e o comentário dos vizinhos sobre os vizinhos, os tipos populares, como o próprio e inesquecível Ricardo Coração dos Outros. O ambiente burocrático das repartições publica, de papelada inçada, de conversas e gozações, e descrito com vivacidade: Lima Barreto o conhecia muito bem.