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Soluções para a tarefa
Resposta: A resposta certa é a letra D) Congo
Explicação: O Congo e a Festa de São Benedito foram trazidos para o município da Serra no
Espírito Santo no século XIX. Com poucos registros escritos para apresentá-los optamos
por utilizar a Bibliografia reconhecida pelos pesquisadores e estudiosos do tema,
fotografias que revelam elementos e disposições da manifestação e o uso de recursos da
metodologia da história oral para realizar a análise dos festejos da comunidade. Cabe
ressaltar que utilizamos depoimentos orais e não a metodologia de história
oral,considerando que o uso desta metodologia implicaria estar implicaria estar “voltada à
produção de narrativas como fontes do conhecimento, mas principalmente do saber”
(DELGADO, 2003, p. 23). Escutar e considerar os depoimentos sobre um evento uma
histórico, real ou imaginário, implica em considerar experiências que só podem ser vividas
pela memória (MORAES, 2006).
As festas da Serra Sede, a de São Benedito, é tida como a mais importante,
ocorrendo pelo menos desde meados do século XVIII, sendo considerada uma das
maiores festas dedicadas a São Benedito no Espírito Santo. Em seu ritual acontece um
cortejo festivo que percorre as ruas do Centro da Serra, nas proximidades da Igreja Matriz,
com a finalidade de celebrar São Benedito1
, culminando com a fincada de um mastro com a bandeira do santo em frente ao templo.
Na preparação para o início dos festejos o mastro é cortado pelo povo, sendo essa
madeira, sendo ainda verde, puxada simbolicamente por uma junta de bois, que são
enfeitados e acompanhados por um cortejo do povo e de cavaleiros. Este cortejo é um
preparativo para o que ocorre nos dias 25 e 26 de dezembro, quando o mastro, é posto
dentro de um navio com rodas e puxado pelas ruas da cidade, até ser fincado no dia
dedicado a São Benedito, 26 de dezembro. Esse ciclo anual do ritual, portanto, se inicia
com o corte da madeira na mata e é fechado com a Celebração da Retirada do Mastro, no
domingo da Páscoa, meses depois de ter ficado exposto em frente à Igreja Matriz. Esse
ritual produz uma ligação com a ancestralidade africana, os congueiros reverenciam e
respeitam a bandeira e o mastro, revelando uma sacralidade no ritual.