História, perguntado por WillHolland, 1 ano atrás

Fale sobre a resistência do povo Zulu.
Me ajudem por favor!!¡!​

Soluções para a tarefa

Respondido por tabelaperiodica12
13

Resistência Zulu

os Zulus eram um povo numeroso que vivia na região norte da Africa do Sul.

Este povo resistiucontra a dominação do ingleses que pretendiam submete-lo e usar os seus filhos como mão-de-obra nas plantações agrícolas e nas minas.

A resistência dos Zulus foi liderada por cetswayo e teve inicio em Dezembro de 1878, os ingleses atacaram o território zuku mais foram derrotados na batalha de issandawana. Em junho do mesmo ano, os ingleses, mais bem armados, derrotaram finalmente os zulu na batalhade Ulundi. Depois desta vitoria , os ingleses, dividiram o império zulu em chefaturas cujo a administração entregaram a pessoa da sua confiança.

Os europeus tomam contato com a região em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias contorna o Cabo da Boa Esperança.

Ponto estratégico na rota comercial para as Índias e habitada por diversos grupos negros (bosquímanos, khoi, xhosas,zulus), a região é povoada por imigrantes holandeses, franceses e alemães no século XVII. Esses colonos brancos – chamados bôeres ou africânderes – fixam-se na região e desenvolvem língua própria, o africâner.

Em 1806, os ingleses tomam a Cidade do Cabo e lutam contra negros e bôeres. Os choques levam os bôeres a emigrar maciçamente para o nordeste (a Grande Jornada, de 1836), onde fundam duasrepúblicas independentes, Transvaal e Estado Livre de Orange. A entrada dos britânicos no Transvaal provoca tensões e resulta na Guerra dos Bôeres, que termina com a vitória britânica...

Postal com o mapa de Transvaal e Estado Livre de Orange, e os retratos do Presidente Krüger e do General Joubert. Paul Kruger foi Presidente da República do Transvaal entre 1883 e 1902.

volta ao topo

Luta entreo Reino Unido e a população bôer, descendente de colonizadores holandeses e fundadores das repúblicas independentes de Transvaal e Orange, no nordeste da África do Sul.

Em 1899, eclodiu entre os colonos holandeses e os ingleses a Guerra dos Boers ou Guerra dos Bôeres, marcando com batalhas sangrentas a disputa do rico território sul-africano... O conflito, que dura de 11/10/1899 a 31/05/1902(como mostra a imagem abaixo), inicia-se com a tentativa da Coroa britânica de anexar as duas repúblicas, ricas em jazidas de diamante, ouro e ferro.

Carnê emitido pela África do Sul em 2002, em comemoração ao Centenário da Guerra Anglo Boer.

Cartão-postal com a bandeira e o Brasão de Armas da República do Transvaal.

Do lado esquerdo, o postal ilustra a Guerra dos Bôeres, com ainscrição: “Para a Independência de Transvaal”. O outro é sobre a chegada do Presidente Krüger, no dia 22/11/1900, em Marseille – França. Em 1902, o Presidente Krüger foi mandado para o exílio, onde veio a falecer em 1904.

Os bôeres, que ocupam a região desde 1830, lutam para preservar sua independência. Os ingleses veem nesse nacionalismo um perigo à dominação do Reino Unido no sul da África. Aprincípio, a supremacia é dos bôeres, que começam a guerra. Invadem a colônia do Cabo, além de sitiar cidades importantes e anexar territórios ingleses. Mas, em 1902, acontece a contra-ofensiva inglesa. A superioridade britânica em homens e armamentos derrota os bôeres.


WillHolland: obrigado
tabelaperiodica12: de nada
Perguntas interessantes